Alunos de Educação Física e Odontologia da UFC se destacam no Enade

Os alunos do Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza, e os de Odontologia do Campus da UFC em Sobral, são destaque no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Somente uma instituição do País obteve pontuação superior a de cada um desses cursos.

Com nota bruta de 4,77 – de um máximo de 5 –, o resultado dos estudantes de Educação Física da UFC foi o segundo melhor entre as 234 instituições avaliadas. Também chega a ser o primeiro da região Norte/Nordeste e encontra-se, ainda, na 24ª posição entre todos os cursos testados, nas diversas áreas de conhecimento.

A pontuação alcançada refere-se às avaliações feitas em 2010 e expressa a qualidade dos alunos do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), apontando um alto valor formativo que pode fazer diferença no campo de trabalho. O Iefes é dirigido pelo Prof. Antônio Barroso Lima e tem como coordenadora de programas acadêmicos a Profª Lúcia Rejane A. Barontini. O Prof. Leandro Massuda Cortonesi é o Coordenador do curso de Educação Física.

O resultado é atribuído ao empenho dos alunos e à dedicação dos professores, que têm buscado a excelência na formação e na qualidade do projeto pedagógico, além do apoio e investimentos realizados pela Administração Superior da UFC nos últimos dois anos. Isto possibilitou a criação do Iefes, a revitalização da infraestrutura do parque esportivo, a ampliação do número de docentes doutores e mestres e elevação do número de bolsas, dentre outras melhorias.

Odontologia – O resultado dos alunos de Odontologia de Sobral foi semelhante. Com nota bruta de 4,37, o grupo também conquistou o segundo lugar do ranking nacional do Enade, entre 170 cursos avaliados no País. Para o coordenador Mário Áureo, o “resultado reflete a filosofia de ensino adotada pelo referido curso. Contando com um corpo docente jovem e extremamente qualificado, constituído em sua grande maioria por Doutores, as atividades de pesquisa e extensão, aliadas ao ensino de excelência, proporcionam formação diferenciada aos alunos”.

Muitas pesquisas realizadas pelo Curso de Odontologia em Sobral, especialmente nas áreas básicas, têm inserção internacional através de publicações em periódicos Qualis A da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Por outro lado, as inúmeras atividades de extensão têm proporcionado retorno à comunidade sobralense e da região Norte do Estado, por meio de ações voltadas para promoção e atenção à saúde bucal.

Entre as atividades de ensino propriamente ditas, destaca-se a atuação dos acadêmicos sob orientação docente no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Reitor Ícaro de Sousa Moreira, um serviço de atenção secundária onde a assistência e o ensino caminham lado a lado.

O Enade mensura a qualidade do curso e o compara com os demais. Os conceitos também contribuem para o Índice Geral dos Cursos (IGC), pontuação obtida pela UFC no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Fontes: Profª Lúcia Rejane de Araújo Barontini, Coordenadora de Programas Acadêmicos do Instituto de Educação Física e Esportes da UFC – (fones: 85 3366 9533 / 3366 9214) e Prof. Mário Áureo, Coordenador do Curso de Odontologia da UFC em Sobral – (fone: 88 3613 2603)

Foto: Jr. Panela

Atualizado em ( 01-Dec-2011 )