Pesquisa de doutorado é destaque em revista americana

A revista americana "Pain", de grande impacto científico na área de dor, traz em sua edição de outubro artigo do neurocirurgião Paulo Roberto Lacerda Leal, doutorando em Cirurgia da UFC. O trabalho foi escolhido como a melhor publicação do mês e será a página de rosto da revista.

Trata das anomalias estruturais do nervo trigêmeo, reveladas por imagem de ressonância magnética de alta resolução (Diffusion Tensor Imaging) em pacientes portadores de neuralgia trigeminal primária provocada por compressão neurovascular. O artigo é assinado em co-autoria com os professores franceses Jean Amédée Roch, Marc Hermier e Marc Sindou e os cearenses Miguel Ângelo de Souza e Gerardo Cristino, ambos da UFC.

O estudo faz parte da tese de doutorado de Paulo Roberto, que está sendo orientada pelos professores Miguel Ângelo de Souza, do Departamento de Clínica Médica da UFC, e Gerardo Cristino, Diretor da Faculdade de Medicina do Campus da UFC em Sobral.

A neuralgia primária do trigêmeo é uma doença neurológica crônica que atinge aproximadamente 500 pessoas por ano em nosso Estado, sendo geralmente provocada pela compressão do nervo trigêmeo no seu trajeto intracraniano, próximo ao tronco cerebral, por vasos sanguíneos. O principal tratamento é a microcirurgia de descompressão do nervo.

Segundo o doutorando, a fisiopatologia da doença ainda é pouco conhecida, mas provavelmente a dor é provocada por uma lesão na estrutura do nervo, chamada de desmielinização focal, ocasionada pelo componente pulsátil do vaso contra o nervo. Paulo Roberto estudou as alterações nos nervos trigêmeos de pacientes ainda antes da cirurgia de descompressão.

"Estamos contribuindo para o estudo da fisiopatologia desta doença, que condena os pacientes portadores desta enfermidade a grande sofrimento", explica o neurocirurgião.

Fonte: Neurocirurgião Paulo Roberto Lacerda Leal, doutorando em Cirurgia da UFC - (fone: 88 3677 2311)