Jornada em Residualidade na Literatura inscreve até hoje

Interessados em participar como ouvintes da IV Jornada em Residualidade, que acontece hoje (26), podem inscrever-se até a data de início do evento. O encontro ocorrerá no Auditório José Albano e nas salas do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2762 – Benfica).

A base da jornada é a Teoria da Residualidade, que tem a "compreensão de que na Literatura e na Cultura nada é original, tudo é remanescente; logo, tudo é residual", explica o Prof. Roberto Pontes, do Grupo de Estudos de Residualidade Literária e Cultural do Departamento de Literatura da UFC.

A teoria vem sendo elaborada desde 1985 e é expressa em artigos, revistas internacionais e colóquios por ele e pelos professores Wiliam Craveiro e Elisabeth Dias, do mesmo Departamento. Na UFC, já foram produzidas 27 dissertações de mestrado e três teses de doutorado com base nessa teoria. O encontro deve possibilitar discussão e socialização de conhecimentos que compreendem áreas interdisciplinares como História, Antropologia, Filosofia e Psicologia, dentre outras.

O evento é gratuito e concederá certificado aos participantes. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e do blog do evento.

Fonte: Prof. Roberto Pontes, do Grupo de Estudos de Residualidade Literária e Cultural/Departamento de Literatura UFC - (fone: 85 3366 7617)

Atualizado em ( 26-Oct-2011 )