Economia e Engenharia da UFC conquistam prêmios no Brasil e exterior

A Pós-Graduação em Economia da UFC (Caen) conquistou o 1° lugar do VI Prêmio SEAE, da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, e o 2° do Prêmio CNI de Economia, da Confederação Nacional da Indústria. Equipes do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais ficaram em 1° e 3° lugares da América Latina na competição da Steel University.

A Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará (Caen) foi destaque em dois prêmios nacionais em novembro, conquistando o primeiro lugar do VI Prêmio SEAE, promovido pela Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, e a segunda colocação do Prêmio CNI de Economia, da Confederação Nacional da Indústria.

Além disso, duas equipes do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais ficaram em primeiro e terceiro lugar da América Latina na competição da Steel University, o que fortalece a posiição da UFC como instituições de Ensino Superior reconhecida internacionalmente.

ECONOMIA - O vencedor do Prêmio SEAE foi o Prof. Sérgio Aquino de Souza, autor do trabalho "Um novo modelo de simulação de fusões com aplicações ao setor aéreo". O estudo propõe uma nova metodologia para análise de fusões horizontais entre empresas e analisa em detalhes a recente fusão entre as companhias aéreas Gol e Webjet.

Já o segundo lugar do Prêmio CNI, na categoria Gasto Público, ficou com o Prof. Maurício Benegas, com o trabalho “O uso do modelo Network DEA para avaliação da eficiência técnica do gasto público em Ensino Básico no Brasil”. O Prêmio tem como objetivo estimular a pesquisa econômica de alta qualidade sobre a indústria e temas relevantes para o crescimento do setor no País. Os vencedores receberão premiação em dinheiro, certificado e publicação dos estudos. Mais detalhes podem ser encontrados no site do CAEN.

ENGENHARIA – Na competição da Steel University, promovida pela Worldsteel Association, a UFC foi representada pelos alunos Heliton Moraes Rego Lima Filho e Fernando Emerson Viana, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. O prêmio visa à fabricação de aço com determinadas especificações. Os estudantes viajarão para Bruxelas (Bélgica) onde participarão da segunda rodada da disputa, dessa vez entre as equipes campeãs de cada continente. Mais informações estão disponíveis no site da Steel University.

Fontes: Caen - fone: 85 3366 7751 / Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais - fone: 85 3366 9359