Seminário internacional do LEV discutirá conflitos sociais

O Laboratório de Estudos da Violência da UFC promove, de 6 a 9 de dezembro, o III Seminário Internacional Violência e Conflitos Sociais: Ilegalismos e lugares morais. A abertura será no auditório da Reitoria, às 19h, com a conferência sobre o tema do evento, a ser proferida pela Profª Martha Huggins (Tulane University-EUA).

Para a mesma noite estão programados lançamento de livros e apresentação da Orquestra de Sanfonas do Ceará. Nos demais dias, ocorrerão mesas redondas, grupos de trabalho e debates. As mesas acontecerão no Auditório Luiz Gonzaga, no anexo da Reitoria, abrangendo diversos aspectos da violência e segurança.

No dia 7, às 10h, o tema será Controle Social e Punição; às 14h30min, Etnografias Urbanas: lugares, redes e conflitos. No dia 8, às 10h, Formação e Práticas Policiais; às 14h30min, Regimes de Moralidades e Relações de Poder. No dia 9, às 10h Violência e Conflitos Sociais e, às 14h30min, Entre o legal e o ilegal: agências e redes.

Entre os palestrantes e debatedores internacionais convidados para as mesas redondas estão Jaime Zuluaga Nieto (Universidade Nacional da Colômbia), Manoel Carlos Silva (Universidade do Minho - Portugal), Luiz Gabaldon (Universidade de Los Andes - Colômbia), Vicente Sánches Munguía (El Colegio de la Frontera Norte - México), Paulo Granjo (ICS Universidade de Lisboa - Portugal).

Grupos de trabalho se reunirão das 8h às 10h em salas dos cursos de Sociologia, Filosofia e no Cetrede. Os temas em pauta são: Cartografias dos Conflitos Sociais na América Latina; Cidadania Sexual, diversidade e direitos humanos: Intersecções entre diferença, poder e violência; Crianças em situação de risco e vulnerabilidade social: pesquisa e intervenção; Culturas e Sociabilidades Juvenis; Culturas Juvenis: tempo(s), espaço(s), experiência(s); Cidade, conflitos sociais e moral: etnografia das práticas insurgentes; Desigualdades, territórios e riscos sociais; Economia, Práticas Solidárias e Segurança; Narrativas e Imaginários sobre as Violências e suas Vítimas; Sociologia e Antropologia da Cidade; Redes Criminais, Dispositivos de Classificação e Punição; e Segurança Pública e Cidadania.

Veja a programação completa no site do LEV.

Fonte: Prof. César Barreira, Presidente do Conselho Deliberativo do LEV - fone: 85 3366 7425