Reitor recebe Cônsul da Alemanha para discutir Centro de Pesquisa no Cariri

O Reitor Jesualdo Farias reuniu-se quinta-feira (17) com o Cônsul Honorário da Alemanha no Ceará, Dieter Gerding, para tratar de parceria entre a Universidade Federal do Ceará e instituições de pesquisa alemãs. Uma das pautas foi a instalação do Centro de Pesquisas em Geociências da UFC no Cariri.

Também participaram do encontro o Prof. André Luiz Herzog Cardoso, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), e um consultor do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). "A maior parte das pesquisas sobre Geociências no Araripe é feita por estrangeiros, vindos de países como Alemanha, França e Estados Unidos. A intenção é envolver mais pesquisadores brasileiros e facilitar o contato com grandes nomes internacionais do ramo", explicou o Cônsul. Os estudos do referido Centro seriam concentrados na rica variedade das Geociências na região, incluindo recursos minerais, Paleontologia, dinâmica das águas e clima.

O Reitor explanou para os convidados a respeito da criação da futura Universidade Federal da Região do Cariri (UFRC), fruto do campus da UFC, e falou dos planos de abertura de cursos de graduação em Geociências e Paleontologia na instituição.

A conversa também versou sobre novidades da cooperação entre a UFC e as universidades alemãs. O mesmo grupo esteve recentemente reunido com o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Gil de Aquino Farias, para discutir o mesmo assunto.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional - (fones: 85 3366 7331 / 3366 7332)

Foto: Pedro Grangeiro