No V Encontro de Práticas Docentes, professores e alunos trocam experiências

Prossegue até às 19h30min de hoje (18), no auditório da Pró-Reitoria de Graduação da UFC, no Campus do Pici, o V Encontro de Práticas Docentes, realizado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e Grupo de Trabalho das Licenciaturas (GTL).

O objetivo do evento é divulgar atividades acadêmicas, experiências pedagógicas e conhecimentos produzidos por alunos e professores dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Ceará, bem como propiciar a professores e alunos uma troca de experiências, debates e reflexão em torno da formação docente.

Reforçando a visão de que numa Universidade a peça mais importante são os estudantes, o Vice-Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, falou, durante a abertura do evento, ontem (17), da preocupação de todos que ali estavam sobre "o ser professor". A Profª Wládia Borges, Diretora do Centro de Humanidades, vê o Encontro como uma oportunidade de se resgatar o valor do professor e da tarefa que eles exercem.

Para a Profª Carmencita Passos, a quinta edição do Encontro mostra o quanto o evento cresceu e tomou novas feições desde 2007, quando foi realizado pela primeira vez. Ela ressaltou que outro objetivo é favorecer a socialização de experiências docentes inovadoras. O Prof. Custódio Almeida, Pró-Reitor de Graduação da UFC, reconheceu a dimensão do Encontro de Práticas Docentes e lembrou que a valorização da docência é um desafio cada vez maior para o País.

Consta da programação do V Encontro de Práticas Docentes, além de simpósios e palestras, exposição de posters no hall da Pró-Reitoria de Graduação, como o do aluno de Física Sérgio Ribeiro Machado, do Projeto Alimentação. "Queremos aproximar o conteúdo teórico de Física aprendido em sala de aula, com a prática", diz, mostrando o trabalho que expôs para alunos do Ensino Fundamental de uma escola do Conjunto Ceará, sobre as formas de cozer alimentos.

Fonte: Profª Carmensita Passos, Coordenadora do GTL - (fone: 85 3366 9526 / 9121 1117)

Foto: Davi Pinheiro