Propag promove seminário e autoavaliação na UFC

Numa iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará, foi realizado, nessa quarta-feira (9), o II Seminário Propag, iniciado às 9h com apresentação dos Coordenadores Acadêmicos que assumiram as funções dia 1º de novembro e cumprirão mandato até 2015.

O Programa Reuni de Orientação e Operacionalização da Pós-Graduação Articulada à Graduação (Propag) tem por finalidade contribuir para a elevação da qualidade acadêmica dos cursos de graduação da UFC, mediante a participação e a colaboração de estudantes de doutorado e de mestrado em ações voltadas à graduação, especialmente em atividades relacionadas ao ensino e à aprendizagem. Começou em 2008 com 70 e hoje conta com 423 bolsistas de diversas áreas do conhecimento.

Na abertura do seminário, o Vice-Reitor Henry Campos disse ser aquele um momento especial, quando os Coordenadores Acadêmicos assumem para um novo período e terão novas tarefas a cumprir. Deu ênfase à renovação profunda da Universidade nos últimos três anos, “quando, praticamente criamos uma outra UFC”. Acrescentou as muitas dificuldades vencidas e que é chegada a hora de se aprofundar na qualidade do ensino da graduação, “razão maior da existência da Universidade”.

O Prof. Henry alertou para o fato de, a cada ano, “acolhermos gerações novas, com novos saberes” e afirmou ser necessário que os professores tenham consciência dessa transformação. Disse esperar, também, que os docentes recentemente chegados à UFC “tragam renovação e mudanças”.

O Propag começou em 2008, com 70 bolsistas, e teve um crescimento no mesmo ritmo da expansão da UFC, comparou o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida, que anunciou na ocasião a aprovação do centésimo primeiro curso de pós-graduação da UFC, que é o Doutorado em Filosofia. Dirigindo-se aos Coordenadores Acadêmicos, lembrou da responsabilidade deles sobre o acompanhamento do projeto em suas respectivas Unidades Acadêmicas e ressaltou que a qualificação dos estudantes de graduação passou a ser uma necessidade dos cursos de pós-graduação.

A Profª Inês Mamede falou das ações desenvolvidas pelos bolsistas do Propag que incluem acompanhamento e participação em disciplinas teóricas; participação em atividades práticas e de laboratório; oficinas de leitura e de produção de textos acadêmicos; visitas institucionais; apoio pedagógico a alunos com necessidades especiais e seus professores; tutoria a grupos de estudo e orientação acadêmica; apoio às práticas de ensino e aos estágios das licenciaturas; curso de nivelamento para disciplinas básicas; elaboração de material didático; orientação e formação de monitores e bolsistas de iniciação científica; orientação a alunos para elaboração de suas monografias e uso de ferramentas virtuais no suporte à aprendizagem dos estudantes.

Fez parte da programação do II Seminário Propag a apresentação de projetos específicos de bolsistas em diferentes linhas de ação. O evento ocorreu no Hotel Vila Galé, na Praia do Futuro, e foi encerrado às 17h dessa quarta-feira (9), com uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos em 2011.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional - (fones: 85 3366 7331 / 3366 7332)