Pesquisa sobre calazar está entre finalistas de prêmio nacional

O Grupo de Pesquisas em Nefropatia Tropical, da Faculdade de Medicina da UFC, é um dos finalistas do prêmio Inovação Medical Services, da empresa farmacêutica Sanofi. O estudo "Insuficiência Renal Aguda em Crianças com Leishmaniose Visceral (calazar)" ficou entre os três melhores do País.

A pesquisa foi inscrita na Categoria "Medicina Tropical" e contou com a orientação da Profª. Elizabeth De Francesco Daher, do Departamento de Medicina Clínica. Outros 17 estudos concorreram ao prêmio.

O calazar é a forma mais grave da leishmaniose, provocada pela picada de mosquito, transmitida por cães e que pode prejudicar órgãos como baço, fígado e medula. A pesquisa da UFC teve foco nos rins. De 2002 a 2009, a equipe estudou casos de insuficiência renal aguda em crianças menores de 14 anos, todas com calazar. Ficou comprovado que 30% delas têm insuficiência renal aguda - um dado importante para os responsáveis pela saúde pública, já que não havia estudos sobre a função renal dessas crianças.

A presença do trabalho na lista de finalistas do prêmio mostra a qualidade dos estudos que vêm sendo realizados pelo Grupo de Pesquisa em Nefropatia Tropical e o empenho dos alunos da graduação, colocando a UFC em destaque nacional na área.

Fonte: Prof. Geraldo Bezerra da Silva Júnior, do Departamento de Medicina Clínica - (fone: 85 3366 8052)