Casa de Cultura Alemã promove concerto e palestra sobre Franz Liszt

A Casa de Cultura Alemã, da Universidade Federal do Ceará, e o Centro Cultural Oboé promovem, no próximo dia 16, a partir das 19h30min, programação especial em comemoração aos 200 anos de nascimento do compositor Franz Liszt, um dos mais admirados e influentes músicos eruditos do século XIX.

A programação, na sede do Centro Cultural Oboé (Rua Maria Tomásia, 531, Aldeota) inclui concerto da pianista gaúcha Olinda Alessandrini, que conduzirá uma viagem musical pela vida e obra de Liszt, além de recordar o pianista de origem polonesa Frédérich Chopin.

A apresentação de Olinda será precedida pela palestra "Virtuosidade versus expressividade: o ideal romântico nas obras de Liszt e Chopin", com os professores da UFC Gerardo Viana Júnior e Vítor Duarte. As inscrições podem ser feitas até 11 de novembro, através do e-mail da Casa de Cultura Alemã (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Para terem prioridade no preenchimento das 200 vagas, estudantes da UFC devem apresentar nome, curso e número de matrícula. O evento é aberto também à comunidade externa.

LISZT – Franz Liszt compreendia a música como drama e como apresentação de sentimentos metafísicos, em um contexto que ficou conhecido como Escola Nova Alemã. Nascido em 22 de outubro de 1811, em Raiding, começou a carreira artística como prodígio e, na Europa, foi bajulado nos salões de concerto mais requisitados. Liszt é reconhecido por sua autocompreensão como artista: o gênio que se apresentava com cabelo e roupas diferentes do convencional, enfatizando seu "ser diferente".

OLINDA ALESSANDRINI – A pianista foi premiada, em 2010, com a distinção "Líderes e Vencedores", como destaque na área cultural. Também em 2010, recebeu a medalha comemorativa ao Ano Chopin, oferecida pela Embaixada da Polônia no Brasil. Olinda gravou diversos discos dedicados à obra de Villa-Lobos, Radamés Gnattali, entre outros. Seu interesse pela obra de Liszt a levou a estudos aprofundados sobre a Sonata em Si-Menor, obra singular do repertório do compositor.

Fonte: Profª Ute Hermmans, da Casa de Cultura Alemã da UFC – (fone: 85 3366 7643)

Atualizado em ( 16-Nov-2011 )