Inauguradas obras no Campus do Pici e na Casa de Cultura Hispânica

Três inaugurações marcaram quinta-feira (13) a Universidade Federal do Ceará: a do Laboratório de Controle de Qualidade de Alimentos e Secagem, no Centro de Ciências Agrárias, a da Galeria Prof. Adolfo Cuadrado Muñiz e a da Sala de Leitura Klaus Michael Barth, dentro da programação dos 50 anos da Casa de Cultura Hispânica da UFC.

Com uma área de 180 m2 , o Laboratório de Controle de Qualidade de Alimentos e Secagem irá atuar, inicialmente, nas atividades do curso de Engenharia de Alimentos, com ênfase nos estudos em frutas. Segundo o coordenador do Laboratório, Prof. José Maria Costa, o local abriga 20 pesquisadores, dentre graduandos, mestrandos, doutorandos e docentes da Instituição. Viabilizado através de recursos da Universidade, parcerias privadas e órgãos de fomento, o Laboratório conta com uma estrutura de equipamentos orçada em R$ 800 mil.

Na solenidade de inauguração do Laboratório, estiveram presentes o Reitor da UFC, Jesualdo Farias; o diretor e o vice-diretor do Centro de Ciências Agrárias, Prof. Sebastião Medeiros Filho e Prof. Alexandre Sampaio; o coordenador do Laboratório, Prof. José Maria Costa e, representando a Pró-Reitoria de Extensão, Carlos Almir de Holanda.

Em sua fala, o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Sebastião Medeiros, abordou as melhorias na infraestrutura no Centro viabilizadas nos últimos oito anos e destacou a recente avaliação realizada pelo Instituto Educar, por solicitação da direção da unidade acadêmica. O Instituto seguiu três eixos em sua pesquisa: eficiência e qualidade do ensino de graduação; excelência da pós-graduação e da pesquisa e relações com os setores governamental e empresarial. “O que temos de fazer agora é dar um salto de qualidade no trabalho das pessoas e tenho certeza que essa avaliação vem propiciar isso”, afirmou.

Discursaram ainda o coordenador do Laboratório, Prof. José Maria Costa, o qual teceu agradecimentos à equipe, e o Reitor Jesualdo Farias, que elogiou a iniciativa do coordenador na construção de parcerias que viabilizaram a estrutura do laboratório. “Aqui temos um exemplo de sucesso da relação com a iniciativa privada. Essa aproximação entre pesquisadores e empresários é um modelo a ser seguido por todos os setores da Universidade”, disse o Reitor.

CULTURA HISPÂNICA - Integrando as atividades em comemoração aos 50 anos de atividade da Casa de Cultura Hispânica foram inauguradas a Galeria Prof. Adolfo Cuadrado Muñiz e a Sala de Leitura Klaus Michael Barth. Estiveram presentes o Reitor da UFC, Jesualdo Farias; o Vice-Reitor, Henry Campos, a diretora do Centro de Humanidades, Profª. Fátima Costa; a coordenadora-geral das Casas de Cultura, Profª. Mônica Dourado, a coordenadora da Casa de Cultura Hispânica, Profª. Alice Ferreira Gomes e o conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha, Ángel Altissent.

O Hino Nacional Brasileiro e a música “Trompeta de Espanha”, executados pela Banda de Música Major Torres Xavier, deram início ao evento do Jubileu de Ouro da pioneira das Casas de Cultura. Decorado com motivos da Espanha, o curso de extensão festejou os 50 anos com uma série de iniciativas que contou com a colaboração de alunos e professores, como uma mostra cultural, a festa da hispanidade e, no encerramento, um baile latino. Houve ainda uma sessão solene em homenagem à Casa de Cultura na Assembléia Legislativa no último dia 11.

Em sua fala, a coordenadora da Casa de Cultura Hispânica, Alice Ferreira Gomes, destacou o envolvimento dos discentes na preparação do evento. “Hoje, a Casa de Cultura está em festa, principalmente porque nossos alunos vestiram a camisa. Isso não seria possível sem o envolvimento deles”, comentou. O Reitor Jesualdo Farias, em seu discurso, elogiou a iniciativa e reforçou o compromisso na contratação de professores. “Conseguimos romper esse déficit na contratação de professores e estamos trabalhando para responder a novos pleitos. Esse trabalho não representa nada mais do que esta Casa merece. Orgulha à Instituição termos aqui um dos mais importantes programas de extensão do País, que atua tanto no ensino de línguas como na difusão cultural”, declarou.

Com um acervo com mais de 300 obras, a Sala de Leitura homenageia o doutor em Linguística e professor da UFC, Klaus Michael Barth, morto em 2010. Já a Galeria leva o nome do Prof. Adolfo Cuadrado Muñiz, primeiro coordenador da Casa de Cultura Hispânica.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (Fone: 85 3366 7331 / 3366 7332)