Conferências, palestras e debates de ideias nos Seminários "Caminos de Nuestra América"

O IV Festival UFC de Cultura, que acontece de 17 a 21 de outubro de 2011, traz a Fortaleza pesquisadores, profissionais de mercado e intelectuais nacionais e estrangeiros para debater e ministrar conferências e palestras sobre economia, cultura, política, comunicação, gastronomia e arte na América Latina, através dos Seminários "Caminos de Nuestra América", tema da edição do evento deste ano. Eles participarão de mesas-redondas, colóquios e workshops programados para as manhãs e tardes do Festival, nos campi do Benfica e Pici. Toda a programação de seminários é gratuita, não exige inscrição prévia e está no site www.festivalufcdecultura.ufc.br

Entre os destaques, a conferência com o fotógrafo argentino Marcos López, que terá exposição, durante o Festival, no Museu de Arte da UFC, acompanhado do também fotógrafo Tiago Santana. Será uma oportunidade para o público conhecer a trajetória do artista, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, dia 19 de outubro, de 14h às 17h. Outro momento bastante esperado é a aula magna “Os Paradigmas ‘perdidos’ da ideia de Universidade: Uma perspectiva histórica”, que será proferida pelo professor português Fernando Catroga, da Universidade de Coimbra, na sexta-feira (21), de 9h às 12h, no auditório da Reitoria.

Em parceria com a 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará, o Festival realiza, de 18 a 20 de outubro, os Colóquios de Dança 2011, sob o tema “carne.da.memoria.da.carne: repertórios, corporeidades, subjetividades”, e workshops de Dança, de 19 a 22 de outubro. A programação do Colóquios acontece no auditório da Reitoria da UFC e no Auditório José Albano (Biblioteca do Centro de Humanidades), sempre no período da tarde. Haverá conferências de Isabelle Launay (Paris III/França), Rosa Primo (CE), Beatriz Cerbino (RJ), Astrid Toledo (RJ), Marcus Vinícius (RJ) e Sandra Meyer (SC) e conversas com os artistas Cláudio Bernardo (Bélgica/Brasil), Michèle Anne De Mey (França), Loïc Touzé (França), Paulo Caldas (RJ/CE), Jérôme Bel (França) e Pablo Assumpção (CE).

Já quem se interessa por gastronomia poderá conferir a palestra “Cozinha Latinoamericana”, no dia 21 de outubro, no espaço Caldeirão Cultural, no Campus do Pici, a partir das 14h. Ela será ministrada por três chefs nacional e internacionalmente reconhecidos: a paulista Paula Labaki, o manaura Fabio Barbosa e o boliviano Checho Gonzales, que virão a Fortaleza especialmente para compartilhar sabores e saberes da alta culinária.

Nos dias 19, 20 e 21 de outubro, sempre de 9h às 12h, no bloco didático do curso de Química da UFC, no Campus do Pici, o Prof. Robson Mota debaterá filmes que abordam a gastronomia. Em três encontros, os participantes assistirão a cenas de longas-metragens em que o saber culinário transforma-se em elemento essencial da narrativa fílmica. Já nos dias 19 e 21 de outubro, no Caldeirão Cultural (Pici), acontece o seminário “Pesquisa em Alimentação”. No primeiro dia, de 14h às 17h, os convidados são os professores José Arimatéia e Adelaide Campelo. No segundo, de 9h às 12h, é a vez de o tema ser debatido pelo Prof. Leopoldo Gondim e por Selene Daiha Benevides, da Embrapa de Sobral.

Promovidas pela Rede Universitária de Pesquisadores sobre a América Latina (Rupal), composta por pesquisadores da UFC e da Universidade Estadual do Ceará (Uece), duas mesas-redondas vão discutir as tentativas de integração do continente latino-americano, à luz da economia e da política. Sempre no Auditório Luiz de Gonzaga (Departamento de Ciências Sociais - área 3 do Centro de Humanidades), de 14h às 18h. A primeira, no dia 19 de outubro, terá como convidados os professores Alba Maria Pinho de Carvalho, Ricardo Zuniga, Francisco Uribam Xavier de Holanda e Fernando Marcelo de La Cuadra, que debatem o tema “Disputas de Hegemonia em Nuestra América no século XXI”. No dia 20, será a vez de discutir os “Sujeitos Políticos na cena Latinoamericana: Novos Caminhos da Política?”, em mesa-redonda com Adelita Neto Carleial, Jorge Luar Rodrigues Teixeira, Eduardo Girão Santiago e Carlos Américo.

Outro destaque é o seminário “América Latina e Bibliotecas”. Acontecerá em três dias, sempre de 9h30min às 12h – no auditório da Reitoria da UFC, nos dias 18 e 19 de outubro, e no Auditório José Albano, da Biblioteca do Centro de Humanidades, no dia 20 de outubro. No dia 18, o debate será feito pela professora Marli Fantini, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e a escritora cearense Socorro Acioli. No dia 19, os professores Alfredo Cordiviola, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Heloisa Costa Milton, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), serão os palestrantes. Encerrando a programação do seminário, as palestras do dia 20 serão feitas pelos professores Benjamin Abdala Junior, da Universidade de São Paulo (USP), e Lívia Reis, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

E na sexta-feira (21), duas mesas-redondas discutirão o Continente latino-americano sob a perspectiva das lutas em prol dos direitos humanos na Região. De 14h às 18h, no auditório da Reitoria, a mesa “Caminos de Nuestra América” terá a participação de Margarita Aguinaga Barragán (Equador), Alfredo Andres (Chile) e Gilmar Mauro, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Já de 16h às 18h, no Auditório Rachel de Queiroz (Departamento de Psicologia - Área 2 do Centro de Humanidades), o Presidente do Conselho Federal de Comunicação Audiovisual da Argentina, Nestor Busso, contará a experiência de seu país no processo que provocou a regulação da mídia e quebrou monopólios de empresas fortes naquele país, na mesa-redonda “Por um amanhã que cante: o direito à comunicação na América Latina”. Ele estará acompanhado de Jonas Chagas Lúcio Valente, integrante do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, que realiza esta atividade em parceria com o Festival UFC de Cultura.

Atualizado em ( 18-Oct-2011 )