Empossados os 16 Coordenadores de Programas Acadêmicos da UFC

Foram empossados na manhã de terça-feira (1º) os Coordenadores de Programas Acadêmicos da Universidade Federal do Ceará para o quadriênio 2011-2015, em solenidade no auditório da Pró-Reitoria de Graduação, com as presenças do Reitor Jesualdo Farias e do Vice-Reitor Henry de Holanda Campos.O Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida, observou que a função dos Coordenadores é significativa quando a gestão se direciona, cada vez mais, para dar ouvidos aos estudantes.

Para o Prof. Carlos Marques, o trabalho dos Coordenadores Acadêmicos é fundamental na atual dimensão em que a Universidade se encontra e espera que, ao final dos próximos quatro anos, a UFC esteja cada vez mais fortalecida, inclusive na área de gestão.

Questionando sobre como a Instituição prepara seus estudantes para o mercado de trabalho e qual o modelo de ensino é aplicado, o Prof. Henry Campos se dirigiu aos empossados dizendo que todos ali estão em busca de uma nova Universidade, "não apenas na infraestrutura mas em ideias".

Afirmando que um dos pilares de sua gestão é o fortalecimento da graduação, o Reitor pediu aos Coordenadores que naquele momento tomavam posse, que tentassem fazer uma revisão na relação entre professores e estudantes. "Os avanços não devem ser apenas os que se podem mensurar em metros quadrados construídos ou no número de cursos criados", observou o Prof. Jesualdo Farias. "Nosso futuro é alcançar um ensino integrado, sem distinção entre graduação e pós-graduação", complementou.

Lembrando que recentemente completou três anos à frente da UFC, o Prof. Jesualdo fez questão de dizer que as realizações registradas "não são obras do Reitor", e sim de todos que abraçaram um projeto. Apresentou números, observando que era necessário que os coordenadores deles tomassem conhecimento, para que pudessem conhecer a Instituição na qual estão trabalhando e que sempre é avaliada como uma das melhores do País.

Falou do que foi realizado na área da assistência estudantil no tocante a bolsas, construção de residências, auxílio moradia, expansão da oferta de refeições. O investimento na aquisição de livros convencionais e e-books e reformas das bibliotecas foi outro ponto abordado pelo Reitor, que disse ter agora "um bom problema": a falta de espaço para guardar livros.

O Prof. Jesualdo Farias anunciou na ocasião que havia assinado, na véspera, Portaria criando Comissão para que, no prazo de 90 dias, apresente sugestões e propostas para formatar uma futura Secretaria de Arte e Cultura, que será vinculada diretamente ao Gabinete, aos moldes da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui.

QUEM SÃO - Após a fala do Reitor, os 16 Coordenadores foram chamados, um a um, para receber seus termos de posse. São eles: Sônia Maria Pinheiro Oliveira, do Centro de Ciências Agrárias; Luciana Rocha Barros Gonçalves, do Centro de Tecnologia; Javam de Castro Machado, do Centro de Ciências; Cássio Adriano Braz de Aquino, do Centro de Humanidades; Regnoberto Marques de Mello Junior, da Faculdade de Direito; Sandra Maria dos Santos, da Faculdade de Economia, Administração, Atuárias, Contabilidade e Secretariado Executivo (FEAAC); José Arimatea Barros Bezerra, da Faculdade de Educação; Sérgio Lima Santiago, da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE); Valéria Góes Ferreira Pinheiro, da Faculdade de Medicina; Luiz Drude de Lacerda, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar); Inês Vitorino Sampaio, do Instituto de Cultura e Arte (ICA); Lúcia Rejane Barontini, do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes); e José Aires de Castro Filho, do Instituto UFC Virtual.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fones: 85 3366 7331 / 3366 7332)

Atualizado em ( 04-Nov-2011 )