Com apoio da UFC, médico Patch Adams ministra palestra em Fortaleza

Com o apoio de diversas instituições, incluindo a UFC, através do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds), e numa promoção do Instituto Beija Flor, o Ceará sedia, desde quinta-feira (29), a I Jornada dos Palhaços Cuidadores. Para o sábado (1º), está agendada palestra do médico norte-americano Patch Adams.

Ele é ícone da luta pela humanização da saúde e que se tornou conhecido após o filme inspirado em seu livro "Patch Adams - o amor é contagioso". Será às 17h, no Ginásio Paulo Sarasate.

Haverá visitas das equipes cuidadoras de 29 de setembro a 5 de outubro a instituições como o Hospital Universitário Walter Cantídio, o Iprede, que é projeto de extensão da UFC, o Instituto do Câncer do Ceará e o Hospital Albert Sabin, dentre outras. Uma coletiva está marcada para as 10h do dia 30 de setembro, no Hospital de Maracanaú. Na programação consta ainda workshop nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, em Beberibe, com o tema "Uma atenção à saúde mais humana".

A jornada é um dos programas de Humanização da Atenção à Saúde desenvolvidos há mais de duas décadas. O trabalho dos Palhaços Cuidadores é realizado com voluntários e consiste em levar alegria e cuidado aos doentes das instituições de saúde. O Brasil entra, assim, numa lista de mais de 60 países que acolhem e desenvolvem esse projeto.

Toda a programação da Jornada e as inscrições para o evento podem ser acessadas através do site "Patch Adams Ceará".

Fonte: Raquel Rolim, do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds/UFC) - (fone: 85 3366 8055)

Atualizado em ( 02-Oct-2011 )