Mostra de Cinema Peruano no Festival UFC de Cultura

Dando continuidade à tradição de exibir filmes que não chegam ao circuito comercial das salas de cinema, e muitas vezes também indisponíveis nas videolocadoras, o IV Festival UFC de Cultura – Caminos de Nuestra América reservou programação cinematográfica especial para esta edição do evento, que acontece de 17 a 21 de outubro de 2011.

Na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591 – Benfica), o público poderá conferir a Mostra de Cinema Peruano, considerado um dos mais inventivos da atualidade. De segunda a sexta-feira, sempre a partir das 18h30min, serão exibidos, em idioma original e sem legendas, na Sala Benjamin Abrahão (146 lugares), cinco longas-metragens daquele país, escolhidos sob curadoria do cineasta Marcus Moura. Como em todas as atividades do Festival, a entrada é gratuita.

A Mostra será aberta às 18h30min de segunda-feira, dia 17 de outubro, com a exibição do filme “El Premio”, do cineasta Alberto “Chicho” Durant. Conta a história de Antonio, professor que vivia na pobreza em uma vila nos andes peruanos. Sua sorte parece mudar quando ele ganha o prêmio acumulado da loteria, e Antonio oferece compartilhar o prêmio com seus vizinhos para reconstruir o canal de irrigação comunitário. Quando vai buscar o prêmio, o professor reencontra o filho Alex, que não via há 10 anos. O dinheiro desaparece misteriosamente e Antonio culpa o filho pelo roubo, emergindo uma situação conflituosa. Enquanto isso, os moradores esperam ansiosos pelo retorno de Antonio, que chega de mãos vazias. A partir daí, os vizinhos têm a certeza de terem sido traídos por Antonio e desejam vingança.

Na terça-feira (18), os cinéfilos poderão conferir o longa-metragem “Dias de Santiago”, do diretor Josué Méndez. O filme será exibido, excepcionalmente, a partir das 20h. O público conhecerá Santiago Román, ex-soldado de 23 anos que voltou a Lima depois de ter lutado por anos contra grupos de terroristas e de traficantes de drogas em seu país e no Equador. Na capital peruana, Santiago encontra uma cidade hostil, caótica e decadente, mesma situação de sua família. O jovem tenta, então, se adaptar à vida civil do país, mas as memórias não o deixam encontrar a paz, pois faz parte de uma geração perdida que paga por políticas de um governo irresponsável.

O filme “Ella”, de Francisco J. Lombardi, é a atração da Mostra na quarta-feira (19). A produção conta a história de Alfredo, um renomado pintor de meia idade que se encontra em profunda crise criativa. Sua jovem esposa, Luciana, de 24 anos, tem sido sua fonte de inspiração ao longo dos anos, mas algo se perdeu entre os dois. Obcecado pela juventude e beleza de Luciana, o pintor tenta em vão deter a passagem do tempo através de seu trabalho. De repente, enquanto Luciana desaparece abruptamente de sua vida, Alfredo descobre um segredo obscuro no passado da esposa que o levará a dolorosa reconciliação com a pintura.

Na quinta-feira (20), será exibido o longa-metragem “Paraíso”, dirigido por Héctor Gálvez. A produção apresenta Joaquin, Antuanet, Lalo, Mario e Sara, que vivem em um bairro na periferia de Lima, o Paraíso. Eles estão na idade de decidir seu futuro, mas não têm muitas opções, já que estar no Paraíso é constatar diariamente como o ambiente hostil em que vivem mata seus sonhos e oportunidades. Mas os jovens sentem que algo deve ser feito e procuram qualquer esperança para se agarrar: juntar-se ao exército, terminar a escola com melhores notas, construir uma piscina em lugar sem água corrente. O filme expõe desejos utópicos e simples, como o de Joaquin: poder voar no trapézio do circo que acaba de chegar ao bairro.

Encerrando a Mostra, na sexta-feira (21), será exbido o filme “Octubre”, dos diretores Daniel Veja Vidal e Diego Veja Vidal. O longa-metragem apresenta Clemente, tímido dono de uma loja de penhores. Sua vizinha Sofia é solteira e o vê como a única esperança de sair da solidão, além de ser devota do culto de Nosso Senhor dos Milagres, em todo mês de outubro. Um dia, Clemente descobre, na porta de sua casa, um bebê recém-nascido, fruto de relação que teve com uma garota de programa desaparecida. Enquanto procura pela mãe da criança, Sofia começa a tomar conta do bebê. A partir dessa nova situação, o lojista descobre novos afetos e emoções que nunca tinha sentido antes.

Confira a programação:

Dia 17/10 – “El Premio” (2009), de Alberto “Chicho” Durant. 92min.
Dia 18/10 – “Dias de Santiago” (2004), de Josué Méndez. 83min.
Dia 19/10 – “Ella” (2009), de Francisco J. Lombardi. 90min.
Dia 20/10 – “Paraíso” (2009), de Héctor Gálvez. 91min.
Dia 21/10 – “Octubre” (2010), de Daniel Vega Vidal e Diego Vega Vidal. 90min.

Atualizado em ( 18-Oct-2011 )