Feira e lançamento de livros, debates literários e Ana Miranda no IV Festival UFC de Cultura

A literatura, a reportagem e a publicação de pesquisas também têm vez no IV Festival UFC de Cultura – Caminos de Nuestra América, que acontece de 17 a 21 de outubro. O público que comparecer ao evento poderá acompanhar o lançamento de sete livros e participar de debates e entrevista com a escritora Ana Miranda, que ganhará homenagem no Festival.

Já na segunda-feira (17), às 16h, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, a poetisa e romancista Ana Maria Nóbrega Miranda participará de entrevista aberta ao público, na abertura do seminário “América Latina e Bibliotecas”. Nascida em Fortaleza em 1951, ela já publicou 23 livros, entre romances, coletâneas de poemas, literatura infanto-juvenil, crônicas e contos. Entre outros prêmios, recebeu o Jabuti de escritor revelação em 1990, com o livro “Boca do Inferno”, que tem como personagem central o poeta baiano Gregório de Matos; e venceu o Jabuti de melhor romance, em 2003, com “Dias & Dias”. Será uma oportunidade para conhecer ainda mais a obra e a trajetória de um dos nomes mais atuantes e reconhecidos da literatura nacional.

Também no dia 17, a partir das 17h, na Quadra do CEU (Área II do Centro de Humanidades – Campus do Benfica), haverá o lançamento do novo selo editorial da UFC, a “Série Livros-reportagem”. São cinco títulos originados a partir de trabalhos de conclusão de curso da graduação em Jornalismo na Instituição, escritos por jovens jornalistas: “Orgulho Suburbano – o futebol em outras linhas”, de Cleisyane Quintino e Lorena Alves; “Unidos no Roçado – vidas entrelaçadas em saudade e samba”, de Beatriz Jucá; “Redondeiros em pé de guerra pela permanência da pesca artesanal lagosteira”, de Janaína Brás; “Histórias entrelaçadas – a história da Organização dos Estados Americanos contada por seu programa de estágio”, de Ingrid Baquit; e “Airton no divã – várias faces do boêmio”, de Anamélia Sampaio Farias.

Personagens que aceitaram contar sua trajetória nos livros estarão presentes e vão participar do lançamento da coleção, como os times São Vicente de Paulo Esporte Clube, do bairro Dionísio Torres, e Sociedade Feminina de Futebols (Sof's), de Maranguape; moradores da praia de Redonda, de Icapuí; e integrantes da Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro, de Várzea Alegre, que se apresentará na ocasião.

Para o Prof. Ronaldo Salgado, do curso de Jornalismo da UFC, que assina a apresentação da Série e também estará presente, “o livro-reportagem é mais do que suporte para a expressão do jornalismo na contemporaneidade. Ele busca firmar identidade autônoma como gênero jornalístico”.

Outro destaque da programação literária do IV Festival UFC de Cultura – Caminos de Nuestra América é o seminário “América Latina e Bibliotecas”. Acontecerá em três dias, sempre de 9h30min às 12h – no auditório da Reitoria da UFC, nos dias 18 e 19 de outubro, e no Auditório José Albano, da Biblioteca do Centro de Humanidades, no dia 20 de outubro. No dia 18, o debate será feito pela professora Marli Fantini, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e a escritora cearense Socorro Acioli. No dia 19, os professores Alfredo Cordiviola, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Heloisa Costa Milton, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), serão os palestrantes. Encerrando a programação do seminário, as palestras do dia 20 serão feitas pelos professores Benjamin Abdala Junior, da Universidade de São Paulo (USP), e Lívia Reis, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

E na quinta-feira (20), a partir das 18h, serão lançados, no Auditório Luiz de Gonzaga (Área 3 do Centro de Humanidades – Campus do Benfica), os livros “Poder e Políticas Públicas na América Latina” e “Integração Sul-Americana – Desafios e perspectivas”, organizados por integrantes da Rede Universitária de Pesquisadores sobre a América Latina (Rupal), composta por pesquisadores da UFC e da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Apresentada pelo Prof. Fernando José Pires de Souza, do Departamento de Teoria Econômica da UFC, também organizador da obra, “Poder e Políticas Públicas...” é uma coletânea que reúne contribuições de articulistas do Brasil, México, Chile e Colômbia, resultado do V Seminário da Rupal, realizado em 2008. São discutidas questões econômicas, sociais e culturais no contexto histórico, favorecendo à formação de um pensamento crítico sobre os novos desenhos de políticas públicas no cenário da América Latina.

O segundo será apresentado por um de seus organizadores, o Prof. João Paulo Saraiva Leão Viana, da Faculdade de Rondônia (FARO) e membro do Observatório das Nacionalidades, grupo de pesquisa da UFC/Uece. “Integração Sul-Americana” apresenta nove artigos que analisam a conjuntura política e socioeconômica de nosso continente, evidenciando discussões sobre a política externa brasileira, a adesão da Venezuela ao Mercosul sob a perspectiva do Congresso brasileiro, a educação superior como fator de desenvolvimento e integração regional na América do Sul, o servilismo colombiano, os atuais desafios da Bolívias etc.

FEIRA DE LIVROS – De segunda (17) a sexta-feira (21), de 9h às 18h, acontecerá Feira de Livros no Bosque Moreira Campos, na Área 1 do Centro de Humanidades, no Campus do Benfica. Livrarias e editoras – já confirmadas Lua Nova, Arte e Ciência, Expressão Popular e Editora UFC – apresentam em estandes uma variada oferta de títulos acerca do tema do evento e de outras áreas do conhecimento científico.

Atualizado em ( 18-Oct-2011 )