Exposição do fotógrafo argentino Marcos López no IV Festival UFC de Cultura

Pintor de luz e tinta, o fotógrafo argentino Marcos López é atração do IV Festival UFC de Cultura – Caminos de Nuestra América no campo das artes plásticas, através da exposição "Suite Latina", no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará. Com abertura oficial às 17h do dia 17 de outubro, com apresentação do Coral Seios da Face, a mostra apresenta parte da obra do artista, pautada pela rotina contemporânea globalizada, em diálogo com a pintura e a fotografia em claras referências às propagandas comerciais, ao corpo escultural e aos ícones do capitalismo mundial.

López é latino, e o traço desta identidade se apresenta amiúde em suas cores, mesmo com a utilização de ícones globais. E no dia 19 de outubro, às 14h, o artista palestra sobre sua trajetória na Casa Amarela Eusélio Oliveira, sob mediação do também fotógrafo Tiago Santana. A exposição e a palestra têm entrada gratuita, assim como toda a programação do IV Festival UFC de Cultura, que acontece de 17 a 21 de outubro.

"Olho. Gosto de falar daqui. Universalizar a textura emocional das lembranças, as cenas da infância, mesclá-las ao que tecnicamente se chama de ‘cor local’. E sentir, acreditar que estou fazendo uma crônica sócio-política da época, muito embora esteja pensando no cheiro da professora de primeiro grau", compartilhou o fotógrafo em prólogo de "Vuelo de Cabojate", sua mostra retrospectiva que percorre a Argentina desde 2009. Nenhum detalhe da fotografia escapa à intensidade da pós-edição. A própria produção, no entanto, dá ares de espetáculo surreal às obras.

Para o público do IV Festival UFC de Cultura, foram selecionados trabalhos de dois ensaios de López: "Pop Latino" e "Sub-realismo criollo". O primeiro traz os murais mexicanos como suporte para o código global do capitalismo e da propaganda. Estampada, a salada nonsense multicolorida de imagens e significados – nossos e globais – mistura corpos esculturais dourados, imagens sacras, carros e bebidas.

Em "Sub-realismo criollo", López revisita as raízes argentinas para redescobrir: "Não somos o México". Como imagem mais forte para o ressentimento, a Santa Ceia no campo, com linguiças, latas de cerveja, garrafões de vinho e carnes sanguinolentas rodeados pelos corpos comuns de 13 homens. Ao centro, o mais cabeludo deles faz as honras da casa e destrincha o porco assado. Nessa série, os trabalhos do fotógrafo são como encenações nas quais López atua como um diretor teatral, em diálogo com o cinema, a pintura e a fotografia documental clássica.

MARCOS LÓPEZ – Marcos López nasceu na província argentina de Santa Fé, em 1958. Vinte anos depois, começou a fotografar. Já em 1982, conseguiu uma bolsa de aperfeiçoamento do Fundo Nacional de Artes e se mudou para Buenos Aires, onde estudou e passou a conviver com fotógrafos renomados. Assim, em 1984 participa da criação do Núcleo de Autores Fotográficos, ao lado de 12 colegas, como Perez Aznar, Pintor, Zout e outros. Durante três anos, o grupo fomentou discussões críticas e pesquisas sobre a fotografia como meio de expressão. É nesse período que Marcos López também entra em contato com artistas plásticos, como Liliana Maresca, Elba Bairon e Marcia Schvartz, participando da concepção e realização dos projetos coletivos “La Kermesse”, “Lavarte” e “La Conquista”. Também trabalhou com fotojornalismo em periódicos independentes de Buenos Aires, a exemplo do “Expresso Imaginario” e do “El Porteño”.

Em 1987, López integrou a primeira turma de bolsistas estrangeiros da Escola Interna-cional de Cinema e TV de Cuba, onde realizou documentários em vídeo. Seu trabalho audiovisual sobre o tango no país caribenho – “Gardel Eterno”, 1988, 13min – é considerado seu início na estética do “Pop Latino”. Durante sua carreira, já recebeu inúmeros prêmios e distinções, e sua obra já foi exibida em museus e galerias de arte de todo o mundo, como a Galeria Pradilla, de Madri, e o Museu de Bogotá, na Colômbia.

De sua obra publicada, destacam-se “Retratos” (1993), “Pop Latino” (2000), “Sub-realismo criollo“ (2003), “Pop Latino Plus” (2007), “El Jugador” (2007) e “Marcos López” (2010). Suas fotografias fazem parte do acervo do Museu Nacional de Arte Rainha Sofia e do Museu de Arte Contemporânea de Castilla y León, na Espanha, e da Fundação Daros-Latinamérica, na Suíça, além de outras coleções públicas e particulares.

Exposição "Suite Latina", do argentino Marcos López
Local: Museu de Arte da UFC (Avenida da Universidade, nº 2854 – Benfica)
Abertura oficial: às 17h de 17/10, com presença de Marcos López e Coral Seios da Face
Horário para visitação: 9h às 18h