Centro de Transplantes inaugura novas técnicas em manhã de homenagens

O Dia Nacional do Doador de Órgãos, celebrado a cada 26 de setembro, foi comemorado nessa terça-feira pela Universidade Federal do Ceará com a inauguração de novas técnicas de biologia molecular para transplantes, pioneiras no Estado. As novidades proporcionarão mais agilidade no resultado de exames de histocompatibilidade.

O referido procedimento é um teste de laboratório que identifica as características genéticas do doador. A solenidade foi promovida pelo Laboratório de Imunologia de Transplantes, do Centro de Pesquisas em Doenças Hepato-Renais do Ceará (CEPHREC), vinculado ao Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC).

De acordo com a diretora do Laboratório, Sílvia Fernandes, a biologia molecular substituirá a antiga técnica da sorologia, reduzindo de 12 horas para 5 horas o tempo de espera para o resultado do teste de histocompatibilidade. "Isso repercute no sucesso do transplante, pois melhora a sobrevida do órgão transplantado", explicou. Para desenvolver o trabalho, o Laboratório contou com recursos da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Função) e com doações da Receita Federal.

HOMENAGENS e NÚMEROS – O evento dessa terça-feira, que ocorreu no auditório central do Hemoce, também foi marcado por uma série de homenagens àqueles que contribuíram para o desenvolvimento do setor de transplantes no Ceará e aos que ainda colaboram para manter o Estado na terceira posição do ranking nacional de transplantes de fígado e rim.

Receberam placa de reconhecimento os pioneiros do CEPHRECE, Zélia Petrola, Henry Campos (hoje Vice-Reitor da UFC), Antônio Lacerda Machado e Roberto Marques. Além deles, também foram laureados o secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, o Ex-Reitor da UFC Hélio Leite (1987 a 1991) e o superintendente da Receita Federal Moacyr Mondardo – além da diretora do Centro de Transplantes do Ceará, Eliana Régia Barbosa, entre outros.

O Reitor Jesualdo Farias, presente na solenidade, destacou que, há cerca de 25 anos, muitos dos homenageados iniciaram a batalha pela formação de um serviço de transplantes no Ceará quando sequer havia recursos ou parcerias para o trabalho. "Eram voluntários, sonha-dores, visionários", elogiou. Atualmente, o Ceará é referência nacional na área. De 2006 até meados de setembro de 2011, subiu de 446 para 885 a quantidade de transplantes feitos no Estado – balanço apresentado pelo secretário Arruda Bastos, que anunciou que a meta do Governo do Estado é terminar o ano com mais de mil procedimentos realizados.

Fonte: Sílvia Fernandes Ribeiro, Coordenadora do Laboratório de Imunologia de Transplantes do Centro de Pesquisas em Doenças Hepato-Renais do Ceará - (fone: 85 3281 5115)

Fotos: Davi Pinheiro

Atualizado em ( 04-Oct-2011 )