Título de Doutor Honoris Causa a Ralph Della Cava entregue sexta-feira

Um dos maiores pesquisadores sobre a vida do Padre Cícero Romão Batista (1844-1934), o historiador norte-americano Ralph Della Cava recebeu na última sexta (30), no pátio principal do Campus da Universidade Federal do Ceará no Cariri, o título de Doutor Honoris Causa da UFC. Della Cava é autor do livro “Miracle at Joaseiro” (Milagre em Juazeiro), publicado em 1976, pela Editora Paz & Terra, obra considerada uma das mais aprofundadas sobre o tema.

Uma apresentação dos professores da graduação em Música deu início ao evento, que contou com a presença do homenageado, do Reitor Jesualdo Farias, de demais integrantes do Conselho Universitário, além de personalidades da região do Cariri. Representando o governador Cid Gomes, esteve presente o Secretário das Cidades do Ceará, Camilo Santana. Dando início aos discursos, o Professor Emérito da UFC, Eduardo Diahaty Bezerra de Menezes, relembrou seu primeiro encontro com o pesquisador norte-americano. “Estava em minha sala quando entra aquela figura portando um chapéu de palha, segurando uma bolsa do mesmo material e um filho a tiracolo de um ano e meio (...) falando um português com sotaque de gringo e prosódia lusitana. Foi um amor à primeira vista”, afirmou.

Destacando a simplicidade de Della Cava, Diatahy falou ainda sobre as atividades do estudioso em prol dos Direitos Humanos. “Desde cedo, em sua posição de humanista, exerceu esclarecida militância política em seu sentido mais alto da luta pela democracia e os direitos humanos nos Estados Unidos, na América Latina e de modo especial no Brasil. Tendo sido testemunha ocular da instalação do Golpe Militar de 1964 quando pesquisava na Biblioteca Nacional e em outros arquivos do Rio de Janeiro, ele passou a atuar na própria História do Brasil em um compromisso ético contra o autoritarismo do regime de então vigente”, declarou.

O Reitor Jesualdo Farias ressaltou em seu discurso a presença de Della Cava na UFC, com ênfase em seu forte legado científico. “A entrega do título de Doutor Honoris Causa ao Prof. Della Cava, em pleno coração do Cariri, é de grande significado para nós, pela oportunidade que nos oferece de agradecer e homenagear um intelectual de extraordinários méritos que se debruçou sobre um dos fenômenos mais ricos e mais polêmicos de nossa cultura: a questão de Juazeiro do Norte centrada na figura de Padre Cícero Romão Batista”, afirmou.

Em seu agradecimento, Ralph Della Cava evocou as amizades construídas durante o período de estudos em terras brasileiras e revelou surpreender-se com a longevidade de sua obra. “Surpreende-me que ele continue a ser de interesse aos juazeirenses e me pergunto por quê? Vou me arriscar sintetizando numa única resposta: é que todos os juazeirenses se reconhecem nas suas páginas, sejam filhos da terra, sejam filhos de romeiros, são os dois braços que, juntos, transformaram Juazeiro na grande cidade centenária na qual se tornou”, disse.

Na ocasião, foi distribuído o livro "Onze vezes Joaseiro", que reúne ensaios sobre a cidade de Juazeiro do Norte. As reflexões contidas no livro são uma prova de como Ralph Della Cava abriu caminhos para novos olhares sobre os fatos do município. Ilustrado com fotografias de artesãos e suas obras, é organizado pelo pesquisador Gilmar de Carvalho. A solenidade de entrega do Título de Doutor Honoris Causa a Ralph Della Cava faz parte da programação do centenário de emancipação daquele município.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7331 / 3366 7332)

Fotos: jr. Panela

Atualizado em ( 11-Oct-2011 )