IV Festival UFC de Cultura traz colóquios, workshops e apresentações de Dança

O IV Festival UFC de Cultura – Caminos de Nuestra América, que acontece de 17 a 21 de outubro de 2011, dá destaque à dança como importante expressão artística no Ceará. Em parceria com a 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará, o Festival realiza os Colóquios de Dança, que têm como tema "carne.da.memoria.da.carne: repertórios, corporeidades, subjetividades". Além disso, a programação da dança inclui workshops e apresentação da Cia Quasar de Dança, de Goiás, na noite de 18 de outubro, na Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará.

A programação dos Colóquios de Dança 2011 será realizada no auditório da Reitoria da UFC e no Auditório José Albano (Área 1 do Centro de Humanidades), ambos no Campus do Benfica, no período de 19 a 21 de outubro. Haverá conferências de Isabelle Launay (Paris III/França), Rosa Primo (CE), Beatriz Cerbino (RJ), Astrid Toledo (RJ), Marcus Vinícius (RJ) e Sandra Meyer (SC) e conversas com os artistas Cláudio Bernardo (Bélgica/Brasil), Michèle Anne De Mey (França), Loïc Touzé (França), Paulo Caldas (RJ/CE), Jérôme Bel (França) e Pablo Assumpção (CE).

Também está prevista a intervenção "Perfume para Argamassa", com o Prof. Kleber Damaso, da Universidade Federal de Goiás (UFGO). Ensaio poético e visual feito para paisagens urbanas, o espetáculo é construído a partir da interação entre corpo e imagens, transformando superfícies arquitetônicas. Complementando a programação dos Colóquios, haverá a exibição do documentário "Light, No Light", da belga Ludovica Riccardi, que retrata o processo de criação de "Inoui", obra de Pierre Droulers.

O público do festival ainda pode participar de workshops, como o "La Chance", de 19 a 22 de outubro, das 10h às 12h, nas instalações do Curso de Dança da UFC, no Benfica. Ele será ministrado pelo ex-bailarino da Ópera de Paris Loïc Touzé. No dia 21 de outubro, também no Curso de Dança da UFC, Kleber Damaso (GO) e Viviane Domingues (GO) realizam o workshop "Corpo Cartoon", das 14h às 17h. Para participar, é necessário se inscrever previamente através do site www.festivalufcdecultura.ufc.br, com vagas limitadas.

Na noite de terça-feira (18), a partir das 18h, a dança também se faz presente na Concha Acústica da Reitoria da UFC, com apresentação do espetáculo "Céu na Boca", da Quasar Cia de Dança (GO). O diálogo entre a tranquilidade do paraíso almejado e a realidade que vivemos é o mote deste 22º espetáculo da Quasar, que estreou em 2009.

A Bienal Internacional de Dança do Ceará foi lançada em 1997 e, durante a sua 8ª edi-ção, será lançado livro comemorativo da mais de uma década do evento. Além da parceria com o IV Festival UFC de Cultura – Caminos de Nuestra América, a programação da Bienal conta com residências artísticas, ateliês de remontagens coreográficas, diálogos com os artistas e oficinas.