Artur Menezes e Marcelo Jeneci encerram hoje à noite o IV Festival UFC de Cultura

Nesta semana, de 17 a 21 de outubro de 2011, a Universidade Federal do Ceará realiza o IV Festival UFC de Cultura – Caminos de Nuestra América, evento com programação voltada para as expressões culturais, artísticas e estéticas dos vários países que compõem a América Latina, tendo ao centro os sentidos que fazem pulsar a vida do povo latino-americano. Os destaques do último dia são a aula magna "Os Paradigmas 'perdidos' da ideia de Universidade: Uma perspectiva histórica", com o professor Fernando Catroga, da Universidade de Coimbra, de 9h às 12h, no auditório da Reitoria; a palestra "Cozinha Latino-americana", com os chefs Fábio Barbosa, Checho Gonzalez e Paula Labaki, no espaço Caldeirão Cultural, no Campus do Pici, de 14h às 16h; a mesa-redonda "Por um amanhã que cante: o direito à comunicação na América Latina", de 16h às 18h, no Auditório Rachel de Queiroz (área 2 do Centro de Humanidades); e os shows de Galáctico Papa, Artur Menezes e Marcelo Jeneci, a partir das 19h, no Campus do Pici. Confira aqui a programação desta sexta-feira (21).

A programação por dia pode ser acessada aqui. Confira a seguir a programação por área temática:

Noites (shows musicais e espetáculos de dança e teatro)

Literatura

Cinema

Gastronomia

Dança

Seminários

Exposição

Inspirado na Nuestra América de José Martí, poeta e pensador cubano, o tema do IV Festival UFC de Cultura põe em foco a identidade latina: a heterogeneidade de países, com heranças culturais próprias que se unem na construção de um só continente, apesar da dificuldade de reunir os muitos aspectos que permeiam a miscigenação cultural do território latino-americano.

Depois de revisitar a ebulição criativa de Maio de 1968, homenagear o poeta cearense Patativa do Assaré em seu centenário de nascimento, e discutir as relações e raízes históricas que unem o Ceará, a África e os países lusófonos, o evento traz, em 2011, reflexões sobre os Caminos de Nuestra América. Para fortalecer as singularidades das nações latino-americanas e, ao mesmo tempo, promover a integração desses países, o Festival trará estudiosos e artistas para vivenciar e compreender as experiências históricas da América Latina por meio do debate e do intercâmbio cultural.

A intensa programação é composta por seminário acadêmico; oficinas e mini-cursos; exposições no Museu de Arte da UFC, que comemora este ano seu cinquentenário; mostra de cinema peruano; mostra de bandas universitárias; lançamento de livros; além de feira gastronômica e shows de artistas locais, nacionais e internacionais da música, da dança e do teatro.

Como em 2010, o evento acontecerá simultaneamente aos Encontros Universitários da UFC, maior evento acadêmico do Ceará, que se realiza de 19 a 21 de outubro. A programação do IV Festival UFC de Cultura, totalmente gratuita e aberta à comunidade universitária e à sociedade em geral, acontece durante todo o dia, iniciando às 8h e encerrando-se às 23h.

A programação completa do IV Festival UFC de Cultura está no site www.festivalufcdecultura.ufc.br. Novidades podem ser acompanhadas também pelo twitter @FestivalUFC ou pela fanpage do evento no facebook.

O IV Festival UFC de Cultura é uma realização da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural (SCJCC). Conta com patrocínio do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil. Tem apoio cultural do Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Câmara Municipal de Fortaleza, Assembleia Legislativa do Ceará, Serviço Social do Comércio (Sesc-CE), Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e Coelce.

Fonte: Coordenação de Produção do IV Festival UFC de Cultura – (fone: 85 3366 7319) / Assessoria de Imprensa – (fone: 85 3366 7331 / 3366 7332) / Produção do IV Festival UFC de Cultura – Via de Comunicação e Cultura – (fone: 85 3223 4300 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Atualizado em ( 23-Oct-2011 )