Geraldo Arraes recebe o título de Professor Emérito da UFC

Realizou-se, na noite de quarta-feira (21), a solenidade de entrega de titulo de Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará ao Prof. Geraldo Arraes Maia, docente aposentado do Centro de Ciências Agrárias. Ao agradecer, o homenageado disse que tudo o que realizou na vida acadêmica não foi nada mais do que cumprir com a sua missão. E "por viver em uma conjuntura favorável", às várias ações das quais participou "resultaram em avanços importantes para a UFC". O Reitor Jesualdo Pereira Farias, que presidiu a solenidade, no auditório da Reitoria, ressaltou, em seu discurso, que o título de Professor Emérito "é concedido àqueles mestres que atingiram alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica" e que sua outorga se dá de forma rigorosa e parcimoniosa na UFC, onde se observam critérios cuidadosos e um rigoroso protocolo. "Isto acentua seu valor e significado", complementou.

Escolhido para saudar o homenageado, o Prof. Raimundo Wilane de Figueiredo citou Sócrates ao dizer que a "honra não consiste em receber títulos, mas em merecê-los”. Admitiu não ser fácil fazer uma fala breve, "tendo em vista" a grandeza, a riqueza e as dimensões que assumem a vida e a obra de Geraldo Arraes Maia”. Lembrando que a convivência dos dois conta mais de 33 anos, assegurou poder discorrer sobre "os traços da personalidade do Prof. Arraes, como a afabilidade, a gentileza, a simplicidade, a defesa firme e forte de seus pontos de vista", mas fazendo da humildade "o fundamento de sua grandeza".

Em uma rápida retrospectiva da vida acadêmica do homenageado, o Reitor Jesualdo Farias lembrou que “desde 1963, quando ingressou no Instituto de Tecnologia Rural, na Escola de Agronomia, o Prof. Arraes construiu, com talento e dedicação, um invejável currículo, lapidado posteriormente nas universidades da Califórnia e do Arizona, nos estados Unidos, onde cursou mestrado, doutorado e pós-doutorado".

Foram 44 anos dedicados ao ensino de graduação e pós-graduação, bem como às atividades de pesquisa, onde conquistou realce nacional e internacional, complementou o Reitor, destacando, ainda, a participação decisiva do Prof. Arraes na implantação do curso de graduação em Engenharia de Alimentos e do programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

O Prof. Geraldo Arraes Maia pautou seu discurso na gratidão e reconhecimento àqueles que "tiveram influência decisiva" no início de sua vida acadêmica, como os professores Antonio Martins Filho, Prisco Bezerra e José Dario Soares. Fez questão de nominar todos que com ele deram os primeiros passos na área de Alimentos, como os professores José de Anchieta Moura Fé, Luciano Flávio Frota de Holanda, Carlos Brunet Martins, Maria Ângela Thomaz Barroso, Francisco Franco Feitosa Telles e Antonio Claudio Lima Guimarães. “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé”, citou o apóstolo Paulo, acrescentando que o bom combate foi representado por sua trajetória em companhia de colegas no sentido de colaborar para formação de pessoas cientificamente qualificadas na UFC, compartilhando o saber, a ética de que tudo deve ser conduzido com lealdade e dedicação. "Não é suficiente simplesmente transmitir aos outros o que lemos e o que nos ensinaram. Precisamos ser fontes de alguma coisa", arrematou. Concluiu com um agradecimento especial à esposa, Maria Lúcia, e aos filhos e netos.

CURRÍCULO – O Prof. Geraldo Arraes tem 245 trabalhos publicados no Brasil e no exterior; 15 livros publicados; orientou 60 dissertações de Mestrado; participou de 311 trabalhos em congressos científicos nacionais e internacionais (Brasil, Cuba, Estados Unidos, Austrália); participou do Comitê Assessor do CNPq na Área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, por quatro mandatos; integrou grupos de trabalhos do Ministério da Agricultura, com o objetivo de harmonizar os padrões de sucos de frutas no âmbito do Mercosul; fez parte da Câmara de Assessoramento da Funcap (Fundação de Amparo ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico) de 2001 a 2009; é Assessor da Associação das Indústrias Processadoras de Frutas Tropicais (ASTN).

É um dos integrantes do Comitê de Avaliação da Pós-Graduação da Capes; Diretor de Publicações e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA). Participou de viagens de estudos, conferências e seminários na Alemanha, Argentina, Austrália, Colômbia, Cuba, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Itália, México, Paraguai, Portugal, Peru, Rússia, Suíça, Uruguai, Estados Unidos e Uzbequistão.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7331 / 3366 7332)