Primeira tese da Pós-Graduação em Odontologia é defendida hoje

O resultado de uma pesquisa sobre a confiabilidade dos "localizadores eletrônicos foraminais", instrumentos utilizados em tratamento de canal dentário, será apresentado hoje (23), às 14h, no auditório do Curso de Odontologia (Campus do Porangabuçu) da UFC.

De autoria do doutorando Bruno Carvalho Vasconcelos, é a primeira tese a ser defendida no Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFC. A apresentação será aberta ao público.

No trabalho intitulado "Confiabilidade de localizadores eletrônicos foraminais: estudos ex vivo e in vivo", Bruno testou a precisão de cinco tipos de localizador, um equipamento que ajuda a medir o comprimento do dente que será submetido ao tratamento de canal – já que as radiografias bidimensionais não fornecem todas as informações necessárias. Conforme verificou, alguns fatores, como a anatomia do dente, podem acabar interferindo na precisão dos dados fornecidos pelo localizador.

A tese foi orientada pelo Prof. Carlos Augusto Fernandes. Participam da banca de defesa os professores da UFC Monica Sampaio do Vale e Lúcio Kurita, o professor da Universidade de Fortaleza (Unifor) Cláudio Maniglia Ferreira, e o professor da Faculdade de Odontologia de Bauru (USP) Ivaldo Gomes de Moraes.

Fonte: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFC - (fone: 85 3366 8232)

Atualizado em ( 24-Sep-2011 )