Mastologista debate prevenção e combate ao câncer de mama

Segundo câncer mais frequente no mundo – e o mais comum entre as mulheres –, o câncer de mama será tema de palestra no auditório Galba Araújo, da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, dia 17 de outubro, às 8h30min.

O evento, aberto ao público, traz como convidado o mastologista e professor da Universidade Federal do Ceará Luiz Porto, que falará sobre novos métodos de prevenção e combate à doença, que representa 22% dos novos casos de câncer a cada ano.

A iniciativa faz parte das ações do Outubro-Rosa, movimento mundial de mobilização e conscientização sobre a detecção precoce do câncer de mama.

Além de projetos de extensão que levam à comunidade orientação e tratamento da doença, a UFC também conduz uma série de pesquisas sobre o tema. Uma delas, desenvolvida sob a coordenação do Prof. Luiz Porto, encontrou uma forma mais barata e eficaz de constatar se o tumor se estendeu para a axila da mulher.

Quando isso acontece, é sinal de que houve metástase. Assim, é necessário remover não apenas a região afetada no seio da paciente, mas também o tecido da parte inferior do braço.

Fonte: Núcleo de Imprensa e Marketing do Complexo Hospitalar da UFC - (fone: 85 8116 5042)