Mostra de Bandas Universitárias continua hoje no Bosque Moreira Campos

A etapa classificatória da Mostra de Bandas Universitárias continua hoje (7), no Bosque Moreira Campos (Área 1 do Centro de Humanidades - Campus do Benfica), a partir das 17h. Ela dá início à programação paralela do IV Festival UFC de Cultura - Caminos de Nuestra América, que acontecerá de 17 a 21 de outubro de 2011.

Mais oito grupos se apresentam nesta sexta-feira, escolhidos através de seleção que envolveu mais de 40 grupos inscritos. O repertório das bandas inclui MPB, rock, música regional e brega, mesclando esses gêneros numa linguagem contemporânea.

Cada grupo apresentará três músicas, que serão submetidas ao voto de uma comissão especializada e também do público. Sete grupos serão selecionados para fazer parte da programação oficial do IV Festival UFC de Cultura. Os três primeiros colocados farão os shows de abertura do palco principal no Campus do Pici, tocando ao lado de convidados nacionais e internacionais, de 19 a 21 de outubro. As outras quatro classificadas se apresentam no palco do Bosque Moreira Campos, das 12h às 14h, nos dois primeiros dias do Festival, 17 e 18 de outubro.

Confira a programação:

Dia 06/10 (quinta-feira): Bossambar – MPB; Desidéria – Regional Contemporâneo; Lídia Maria – MPB; Banda Gêneros – Rock/MPB; Berg Menezes & Os Lupados – Rock/MPB; Banda Síntese – Rock; Sátiros – Rock; Comparsas da Vivenda – MPB/Regional.

Dia 07/10 (sexta-feira): Maria Das Vassouras – Regional; Marcos Lessa – MPB; Vitalize – Rock/MPB; Oco do Mundo – Rock/Brega; Galáctico Papa – Rock; Left Inside – Rock; The Blues Is On The Table – Blues; Selvagens à Procura de Lei – Rock.

Consolidada como uma vitrine da produção dos estudantes da UFC, a Mostra de Bandas Universitárias é um espaço para divulgação e incentivo da nova música cearense desde a primeira edição do Festival UFC de Cultura. O trabalho da Comissão Organizadora para selecionar apenas 16 bandas não foi fácil, pois todos os candidatos apresentaram trabalho com qualidade acima da média, uma demonstração da importância da continuidade e crescimento da Mostra, criada e organizada pelos alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Música da UFC em 2008.

O FESTIVAL – Inspirado na Nuestra América de José Martí, pensador cubano, o tema do IV Festival UFC de Cultura põe em foco a identidade latino-americana: a heterogeneidade de países, com heranças culturais próprias que se unem na construção de uma só América, a Latina. Devido aos muitos aspectos que permeiam a miscigenação cultural de seu território, a busca pela integração latino-americana não é tarefa fácil. Com essa proposta, a programação do Festival trará expressões culturais, artísticas e estéticas dos vários países que compõem nosso continente, tendo ao centro os sentidos que fazem pulsar a vida do povo latino-americano e suscitando reflexões.

A programação completa do IV Festival UFC de Cultura estará, em breve, no site do evento. Novidades podem ser acompanhadas também pelo twitter @festivalUFC ou pela fanpage do evento no facebook.

O IV Festival UFC de Cultura é uma realização da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural (SCJCC). Conta com patrocínio do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil. Tem apoio cultural do Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Coelce, Assembleia Legislativa do Ceará, Câmara Municipal de Fortaleza, Serviço Social do Comércio (Sesc-CE), Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC).

Fonte: Coordenação de Produção do IV Festival UFC de Cultura – (fone: 85 3366 7319) / Produção do IV Festival UFC de Cultura – Via de Comunicação e Cultura – (fone: 85 3262 7230 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Fotos: Gabriela Custódio