UFC comemora com dois shows o centenário de Juazeiro do Norte

A Universidade Federal do Ceará participa dos festejos de 100 anos de Juazeiro do Norte e, como forma de homenagear a cidade, realiza show hoje, dia 11 de outubro, com os músicos Luiz Fidélis e Fábio Carneirinho. Aberta ao público, a apresentação começa às 18h, na Concha Acústica da UFC, no Campus do Benfica, em Fortaleza. Luiz Fidélis é nome dos mais lembrados quando o assunto é forró, com mais de 200 composições – muitas delas presentes no repertório de músicos como Elba Ramalho, Fagner, Santana, Maciel Melo, entre outros. Convidado para abrir a festa de Santo Antônio, no município de Barbalha, este ano, gravou disco ao vivo, intitulado "Luiz Fidelis no São João do Nordeste".

Na comemoração do centenário de Juazeiro, Fidélis divide o palco com o também cantor e compositor Fábio Carneirinho, paulista radicado na Região do Cariri. Bastante influenciado por Luís Gonzaga, Fagner, Dominguinhos e Flávio José, Carneirinho já levou sua sanfona a vários estados do País, assim como para a Europa, onde colheu subsídios para gravar dois DVDs e vários CDs.

HOMENAGENS – Sede de um dos campi da UFC, abrigando 10 cursos de graduação, Juazeiro do Norte vem sendo cada vez mais integrada às atividades da Universidade. Este ano, o Festival UFC de Cultura será levado pela primeira vez ao Cariri, com programação de 25 a 27 de outubro. A cidade também recebeu, em junho, pela primeira vez, o Cine Ceará, evento realizado pela Casa Amarela Eusélio Oliveira, equipamento cultural da UFC.

No dia 30 de setembro, os olhos da Universidade voltaram-se para aquela cidade, dessa vez para a homenagem ao historiador e escritor norte-americano Ralph Della Cava, autor do livro "Miracle at Joaseiro" (Milagre em Juazeiro), que ajudou na propagação da história de fé do município. Ele recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UFC.

A participação da Instituição nos festejos foi planejada ainda em fevereiro, quando o Reitor Jesualdo Farias reuniu-se com o Prefeito Manuel Santana e o Diretor do Campus do Cariri, Prof. Ricardo Ness. O Reitor informou que, ainda este ano, deve começar a construção da quarta etapa do Campus do Cariri.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7331)

Atualizado em ( 12-Oct-2011 )