UFC entre as 100 melhores universidades da América Latina

A pesquisa Quacquarelli Symonds (QS), feita no Reino Unido, mostra a Universidade Federal do Ceará no ranking das 100 melhores instituições de Ensino Superior da América Latina – que possui aproximadamente três mil entidades, entre públicas e privadas.

De acordo com o levantamento, a UFC ocupa a 76ª posição da lista, por se tratar de universidade de grande porte, com total abrangência nas áreas acadêmicas e alta intensidade de pesquisa.

Os critérios utilizados foram: infraestrutura, formação do corpo docente, citações da universidade em trabalhos acadêmicos e na Internet, além da presença internacional da instituição. A situação da UFC no ranking é resultado do volume de investimentos feitos nos últimos anos. Foram criados mais de 20 cursos de doutorado e pelo menos 15 mestrados, de 2008 para cá.

Além disso, houve aumento acentuado na produção intelectual da comunidade acadêmica: de 2007 a 2010, verificou-se incremento de 1200% na quantidade de artigos publicados em periódicos e 126% na publicação de livros/capítulos.

Na lista do QS, o Brasil é um dos países que mais se destaca, com 31 universidades citadas. A Universidade de São Paulo (USP) é a primeira colocada no ranking geral de todo o continente, com nota 100. Entre as 31 brasileiras da lista, cinco são da região Nordeste.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional - (fone: 85 3366 7331)