Professores de Música levam experiências do Cariri à Europa

Docentes do curso de Música do Campus da UFC no Cariri levarão a experiência do ensino musical na região à Europa, em uma tentativa de ampliar o intercâmbio cultural e acadêmico. Na quinta-feira (6), os professores Márcio Mattos, Robson Almeida e Weber dos Anjos realizaram conferência na Universidade Nova de Lisboa (Portugal).

A conferência teve como tema "Educação musical, cultura e formação de professores na região do Cariri". No dia 11 deste mês, eles seguem para a Espanha, onde farão três palestras na Universidade Complutense de Madri: “Ramos Cotoco e seus cantares boêmios: trajetórias (re)compostas em verso e voz (1888-1916)”, de Weber dos Anjos; “De volta ao coreto: a música popular brasileira e o ensino de instrumentos nas bandas de música”, de Robson Almeida; e “O Baião de Luiz Gonzaga na época do choro no Brasil”, de Márcio Mattos.

Na Universidade Nova de Lisboa, a articulação para a visita foi feita através da professora portuguesa Salwa Castelo Branco, que estará presente no II EducaMus - Encontro de Educação Musical do Cariri, em Juazeiro do Norte, nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2011. Já na Universidade Complutense de Madri, os docentes da UFC foram convidados pela Profª Victória Eli Rodriguez, do Departamento de Musicologia.

Ambas as atividades fazem parte de uma tentativa de abertura para realização de convênios entre as instituições de ensino. A viagem está sendo custeada com recursos do Banco do Nordeste, por meio do projeto "Fomento às Atividades do CEMUC e da Pós-Graduação".

Fonte: Prof. Márcio Matos, Coordenador do Curso de Música do Campus da UFC no Cariri - (fone: 88 3572 7200)

Atualizado em ( 11-Oct-2011 )