Instalado no Cariri o Mestrado em Desenvolvimento Sustentável

Com aula inaugural proferida pelo economista Cláudio Ferreira Lima, assessor da Presidência do Banco do Nordeste, foi instalado, na noite de sexta-feira (18), o Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável, o primeiro da Universidade Federal do Ceará no Campus do Cariri. A solenidade de instalação realizou-se no auditório do Campus em Juazeiro do Norte, com a presença do Reitor Jesualdo Farias; do Diretor de Gestão do Desenvolvimento do BNB, José Sydrião de Alencar Jr., e da Coordenadora do curso, Profª Suely Chacon.

Todos os que usaram da palavra reconheceram que aquele era um momento histórico para a Universidade e para a Região caririense. O Prof. Jesualdo disse ter a certeza de que os presentes deveriam estar emocionados, mas garantiu que o mais emocionado era o Reitor, juazeirense que saiu da cidade ainda adolescente para estudar em Fortaleza e tem o privilégio e a honra de voltar à sua terra podendo contribuir para seu desenvolvimento.

O Reitor falou da criação do Campus do Cariri, da expansão da UFC para o Interior do Estado e dos 22 cursos de graduação que já funcionam nos campi de Sobral, Cariri e Quixadá. Agradeceu a parceria do Banco do Nordeste, especialmente no que se refere ao apoio oferecido ao Mestrado de Desenvolvimento Regional Sustentável, e anunciou, para breve, um mestrado na área de Agronomia.

Sydrião Alencar Jr. destacou a importância do mestrado, que reúne estudantes de diversas disciplinas e assegurou que a Universidade não tem o que agradecer ao Banco, porque colaborar com uma instituição da qualidade e prestigio da UFC é uma obrigação.

O mestrado é coordenado pela Profª Suely Chacon, que informou terem sido 117 os inscritos para a seleção, dos quais 20 foram aprovados. Estes são graduados em diferentes áreas, como arquitetura, biologia, economia e enfermagem. A Coordenadora assegura que todos estão assumindo o compromisso de contribuir, com seus trabalhos, para a melhoria da qualidade de vida da região.

PARALELO - O Prof. Cláudio Ferreira Lima ressaltou na aula inaugural que o Nordeste tem um grande potencial para crescer e se caracteriza por vencer resistências. Ele desenvolveu o pronunciamento traçando um paralelo com sua própria vivência, permeada por fatos políticos, econômicos e sociais que marcaram o desenvolvimento do Nordeste e em especial do Ceará. Referindo-se à gestão do Prof. Jesualdo, observou que o Reitor está honrando o lema proposto pelo fundador da Instituição. Prof. Martins Filho – "o universal pelo regional".

O palestrante percorreu a história do Brasil e do Nordeste a partir dos anos 50, concluindo com o fim da Era Vargas. Falou dos movimentos populares do final dos anos 50 e início de 60, do golpe militar de 64, da criação da Sudene sua posterior extinção, recriação e esvaziamento. Do Ceará, citou a transição dos governos dos coroneis para o primeiro governo de Tasso Jereissati, a importância do Centro Industrial do Ceará (CIC) para as mudanças bem como sua contribuição no Movimento pelas Diretas Já.

Falou ainda sobre o período em que foi Secretário do Planejamento e do Projeto São José, um modelo de desenvolvimento regional que tinha como slogan "Vamos mudar o sertão, para o sertão não se mudar". Ao encerrar, desejou a todos os estudantes um Mestrado proveitoso e que ofereçam, com suas dissertações, sugestões que contribuam para a luta contra a desigualdade regional.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fones: 85 3366 7330 / 85 3366 7331