Inaugurada em Barbalha a Biblioteca Virtual em Saúde

A Biblioteca Virtual em Saúde, aberta sexta-feira (18), no Curso de Medicina da UFC em Barbalha, "é mais um largo passo da Universidade na direção da excelência", afirmou o Reitor Jesualdo Farias, na inauguração.

A BVS  compõe a rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS), resultado de parceria entre o Curso de Medicina, Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde, por meio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde.

Em sua fala, o Prof. Jesualdo destacou o fato de que o primeiro passo para a instalação da biblioteca foi dado por uma pessoa não ligada à Universidade. "Há pessoas que  têm como objetivo na vida fazer o bem, procurar ajudar, e outras  que levam a vida inteira apenas fazendo críticas destrutivas", disse o Reitor.

O bom exemplo por ele citado era o de Jackson  Nuvens  de Alencar, cuja história foi contada por seu filho, Emanuel Tavares Leite de Alencar, aluno do Curso de Medicina. Emanuel lembrou que seu pai conheceu uma Estação BVS quando estava em tratamento no Instituto do Câncer, em Fortaleza. Ao regressar ao Crato, onde residia, comunicou-se com o Ministério da Saúde, expôs a potencialidade do Cariri e a importância de se ter uma Estação semelhante em Barbalha.

O Prof. Jesualdo lembrou que a UFC estendeu o Ensino Médico de qualidade para o interior do Estado há 10 anos, quando abriu suas primeiras turmas em Barbalha e em Sobral, cada uma delas com 40 alunos pioneiros, aprovados no vestibular 2000.2. "Eles desbravaram caminho para uma série de empreendimentos acadêmicos de notável importância para o Cariri, para a Região Norte e finalmente para o Sertão Central, onde a UFC está igualmente presente, através do campus de Quixadá", acentuou.

Elizabeth Biruel, do Centro Latino-Americano e de Caribe de Informação em Ciências da Saúde, fez uma exposição sobre o funcionamento da Estação BVS, que permite acesso livre e gratuito a mais de 19 milhões de registros bibliográficos. À tarde, ela ministrou curso de capacitação para servidores da UFC que serão os orientadores dos usuários da Estação. Para o Reitor Jesualdo Farias, com este empreendimento, "cada vez mais reforçamos nossa presença no meio onde atuamos e, cada vez mais, abrimos janelas para o mundo".

Estavam presentes ao ato de instalação da BVS a representando o Ministério da Saúde, Shirley Rodrigues; o Prof. Luciano Moreira, Diretor da Faculdade de Medicina em Fortaleza; o Prof. Ricardo Ness, Diretor do Campus da UFC no Cariri; o Prof. Cláudio Lima, Diretor do Curso de Medicina de Barbalha; e Francisco Jonatan Soares, Diretor do Sistema de Bibliotecas da UFC. Compuseram a mesa que dirigiu os trabalhos Maria Betildes Sampaio Correia, Vice-Prefeita de Barbalha, e Roberto Celestino, Vice-Prefeito de Juazeiro do Norte.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fones: 85 3366 7330 / 85 3366 7331