Estação BVS tem mais de 19 milhões de registros

A Estação da Biblioteca Virtual em Saúde  inaugaurada sexta-feira,(18), no Curso de Medicina da UFC em Barbalha tem acesso para mais de 19 milhões de registros.

Em seu discurso, na solenidade de inauguração, realizada no auditório do Curso de Medicina, o Reitor Jesualdo Farias ressaltou que a Biblioteca é mais um largo passo da Universidade na direção da excelência.

A Biblioteca Virtual em Saúde  compõe a rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS), resultado de parceria entre o Curso de Medicina, Ministério da Saúde e a Organização Pan Americana da Saúde, por meio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde.

Mas o primeiro passo para que fosse instalada a Biblioteca Virtual em Saúde  em Barbalha, foi dado por um cidadão  que não é ligado à Universidade, o Sr. Jackson  Nuvens  de Alencar, cuja história foi contada por seu filho, Emanuel Tavares Leite de Alencar, estudante do Curso de Medicina. Ele lembrou que seu pai conheceu uma Estação da BVS quando estava em tratamento no Instituto do Câncer, em Fortaleza. Ao regressar para o Crato,onde reside, com o apoio do filho, comunicou-se através de e-mail com o Ministério da Saúde,  expôs a potencialidade da região caririense e a importância de se ter uma Estação semelhante em Barbalha.

Emanuel Alencar lamentou pelo pai não estar ali de corpo  presente – faleceu no dia 7 de fevereiro – mas disse ter certeza que de alguma maneira ele estaria tomando conhecimento da inauguração e estaria feliz.

O Prof. Jesualdo Farias, em  sua fala, deu destaque ao fato de  que se devia à iniciativa de uma pessoa comum, não ligada à Universidade, a instalação da BVS naquele momento. Há pessoas que  têm como objetivo na vida, fazer o bem, procurar ajudar, e outras  que levam uma vida inteira, apenas fazendo críticas destrutivas, enfatizou o Reitor.

Ele lembrou que a UFC estendeu o Ensino Médico de qualidade para o interior do Estado há dez anos, quando abriu suas primeiras turmas em Barbalha e em Sobral, cada uma delas com quarenta alunos pioneiros, aprovados no vestibular 2000.2. Eles desbravaram caminho para uma série de empreendimentos acadêmicos de notável importância para o Cariri,para a Região Norte e finalmente para o Sertão Central, onde a UFC está igualmente presente, através do campus de Quixadá.

Elizabeth Biruel, do Centro Latino-Americano e de Caribe de Informação em Ciências da Saúde fez uma exposição sobre o funcionamento da estação BVS, que tem acesso livre e gratuito , para  mais de 19 milhões de registros bibliográficos. À tarde, ela ministrou curso de capacitação para servidores da UFC que serão os orientadores  dos futuros usuários da Estação.Para o Reitor Jesualdo Farias, com "mais este empreendimento, cada vez mais reforçamos nossa presença no meio onde atuamos e,cada vez mais, abrimos janelas para o mundo".

Estavam presentes ao ato de instalação da BVS a sra. Shirley Rodrigues,  representando o Ministério da Saúde; o Prof. Luciano Moreira, Diretor da Faculdade de Medicina do campus de Porangabuçu; o Prof. Ricardo Ness, Diretor do campus da UFC no Cariri; o Prof. Claudio Lima, Diretor do Curso de Medicina de Barbalha e Francisco Jonatan Soares, Diretor do Sistema de Bibliotecas da UFC.Compuseram a mesa que dirigiu os trabalhos a sra. Maria Betildes Sampaio Correia, Vice-Prefeita de Barbalha e o Sr. Roberto Celestino, Vice-Prefeito de Juazeiro do Norte.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - Fones: 85 3366 7330 / 85 3366 7331