UFC participará do centenário de Juazeiro do Norte

O Reitor Jesualdo Farias, da Universidade Federal do Ceará, participou, nesta quinta-feira (17), da reunião da Comissão do Centenário de Juazeiro do Norte, no Gabinete do Prefeito do município, Manuel Santana.

O encontro tratou da participação da Universidade Federal do Ceará nas comemorações. Compareceram o Diretor do Campus da UFC no Cariri, Prof. Ricardo Ness, e o Diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira, cineasta Wôlney Oliveira. O Reitor confirmou, como parte da programação do Centenário, a realização de eventos paralelos ao XXI Cine Ceará, que acontecerá entre os dias 8 e 15 de junho em Fortaleza e de 9 a 16 de junho no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.

No encerramento do Cine Ceará, no dia 19 de junho, ocorrerá em Juazeiro a entrega do Título de Doutor Honoris Causa ao escritor norte-americano Ralph Della Cava, autor do livro “O Milagre do Joaseiro”, que ajudou na propagação da história de fé do município. É a primeira vez que a cerimônia será realizada fora da Capital cearense. Wôlney Oliveira, Diretor do XXI Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, informou que a homenagem continua com o Seminário “Religião e Religiosidade” e com uma mostra de filmes sobre a mesma temática. Dentre as produções selecionadas, 10 têm Padre Cícero como foco.

O Prefeito Manuel Santana disse que a reunião serviu para consolidar a parceria entre a UFC e a administração municipal, bem como para enriquecer ainda mais a programação do Centenário. “O Professor Jesualdo, com todas as suas ideias e propostas, mostra o seu compromisso e o compromisso da UFC não apenas com Juazeiro, mas com todo o Cariri cearense”, complementou.

O Prof. Jesualdo Farias falou sobre o projeto de implantar, ao longo deste ano, a Rádio Universitária FM em Juazeiro do Norte. O processo está em fase de aprovação, transitando entre a Casa Civil da Presidência da República e o Congresso Nacional. O Reitor informou à Comissão que, ainda em 2011, deve começar a construção da quarta etapa da infraestrutura do Campus do Cariri.

No Museu de Arte da UFC (MAUC), que completa 50 anos em 2011, será realizada uma exposição com trabalho de artistas juazeirenses. Também está programada uma apresentação de músicos naturais de Juazeiro na Concha Acústica da Reitoria.

O escritor Geraldo Menezes Barbosa, presidente de Honra da Comissão do Centenário, destacou a importância da presença da UFC nas festividades  que assinalam os 100 anos de fundação do município, ressaltando “a feliz coincidência” ser o Reitor da Instituição um “juazeirense que conhece a história e ama sua terra”. Para o Prof. Jesualdo Farias, o processo de organização desta festa histórica fará com que as gerações futuras “iniciem o seu segundo centenário já com a perspectiva de referencial de cidade polo cultural, econômico e social do Cariri, com repercussão até nos Estados vizinhos”.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fones: 85 3366 7330 / 85 3366 7331