Hemoce instala posto de coleta de sangue no Pici

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) está, durante toda esta sexta-feira (18), com um posto de coleta de sangue instalado no Campus do Pici, da UFC.

A convite de estudantes voluntários do Centro de Tecnologia, o posto funcionará até as 16h, no Auditório Cândido Pamplona e salas de uma unidade didática próxima (Bloco 712).

A iniciativa faz parte de um esforço de implantação do "trote cidadão" na semana de recepção aos calouros, para que os novos alunos da Universidade sejam integrados de forma acolhedora e solidária.

Também no Departamento de Engenharia Elétrica (Bloco 705) foi instalado um posto de coleta que funciona pela terceira vez com o apoio de professores e servidores daquela unidade.

Segundo Adalise Maia, assistente social da captação de doadores do Hemoce, para doar sangue, os pré-requisitos são: ter idade entre 18 e 65 anos, peso mínimo de 50 kg, estar bem de saúde, alimentado e portar documento de identificação com foto.

Doadores não cadastrados no Hemoce devem apresentar RG, enquanto os que já doam podem apresentar outros documentos que contenham foto. É necessário que o doador tenha dormido de seis a oito horas na noite anterior, não tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 24h, não esteja gripado, recém-operado ou fazendo uso de medicamentos.

Adalise comenta que "o importante desta ação é que estamos passando por uma baixa no estoque, por causa do período e chuvas e férias. Devido ao pouco volume de doadores, estamos tentando regularizar o estoque. Sempre que há mobilização em algumas instituições parceiras, temos buscado fortificar a relação com elas. No caso da UFC, o objetivo é a fidelização dos jovens universitários como potenciais doadores".

Fonte: Adalise Maia, assistente social do Hemoce - fone: 85 3101 2300 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.