Magistério Indígena tem recursos aprovados em edital

O Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior e o Curso de Magistério Indígena Superior Intercultural dos Povos Pitaguary, Tapeba, Kanindé, Jenipapo-Kanindé e Anacé, da Universidade Federal do Ceará, tiveram projeto aprovado pelo edital Pibid Diversidade da Capes/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade-Secad/ Ministério da Educação. No total, serão disponibilizados R$ 4 milhões para esses cursos, em bolsas e custeio, nos próximos quatro anos. A aprovação do projeto é um importante passo para a consolidação da formação de professores indígenas no Ceará e para o fortalecimento de suas escolas.

O projeto concederá bolsas mensais (por 24 meses, renováveis por mais 24) para todos os 116 professores/cursistas, no valor de R$ 400,00 cada, além de 12 bolsas para supervisores no valor de R$ 765,00, quatro bolsas de coordenadores de eixo/área no valor de R$ 1.400,00 e uma bolsa para coordenador institucional no valor de R$ 1.500,00.

As bolsas representam um auxílio importante para os professores indígenas, suas famílias e comunidades, além de contribuírem para a permanência dos participantes desses programas. O Prof. Babi Fonteles, Coordenador do Pibid Diversidade/UFC, comemora a conquista, mas reconhece os desafios. “Há muito que se fazer ainda para consolidar a política de acesso e permanência dos povos indígenas no ensino superior no País. Um dos desafios é exatamente o financiamento dos cursos de licenciatura intercultural, que sofrem descontinuidade do envio de recursos a cada fim/início de ano. Dessa forma, o Pibid Diversidade, de algum modo, vem a ser um alento no enfrentamento desse problema”, afirma.

Fonte: Prof. Babi Fonteles, Coordenador do Pibid Diversidade da UFC - fone: 88 9986 4499 / 85 9124 7817