UFC e Prefeitura de Viçosa do Ceará assinam convênio

O Reitor Jesualdo Farias, da UFC, e o Prefeito Pedro da Silva Brito, de Viçosa do Ceará, assinaram convênio com o objetivo de estabelecer um sistema de cooperação interinstitucional, para consolidar e desenvolver ações.conjuntas de interesse comum, com vigência de quatro anos. Os projetos, de cooperação serão desenvolvidos através de intercâmbio de recursos humanos, sem prejuízo de suas atividades funcionais; intercâmbio de informações científicas e tecnológicas e organização de seminários, simpósios e conferências. A UFC, através do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, já tem uma atuação em Viçosa do Ceará em estudos de área de preservação e na zona especial de interesse social.Estudantes de Projeto de Urbanismo (I) e Projeto de Arquitetura (II), orientados pelos professores Daniel Cardoso e Clarissa Freitas realizam trabalhos no município, que tem 70 imóveis tombados, na área urbana e tem todo seu território em Área de Proteção Ambiental (APA)

Viçosa do Ceará, distante 360 km de Fortaleza, tem aproximadamente 1.311,59 km2 e cerca de 48 mil habitantes, sendo a segunda maior cidade da Serra da Ibiapaba. O prefeito Pedro Brito observa que o município está se tornando polo turístico na região, muito em decorrência das ações ligadas à música como o Festival Música na Ibiapaba, que acontece há sete anos no mês de julho; os festivais Mel Chorinho e Cachaça e Samba e Chopp, além do Carnaval de Ritmos, que fez a opção pelo repertório tradicional de antigos carnavais.

A UFC fica feliz quando faz uma parceria como a que estamos firmando, porque se tivéssemos condição, estaríamos presentes em todos os municípios cearenses, assegurou o Reitor Jesualdo Farias. Observou que há um campo bem vasto para a Universidade atuar em Viçosa, como saúde, educação, engenharia e música além de ampliar a atuação na área de arquitetura e urbanismo.

O Prof. Jesualdo propôs ao Prefeito Pedro Brito e ao Chefe de Gabinete, José Nivaldo Soares, também presente ao ato, a realização de um encontro de trabalho em Viçosa, que ficou pré-agendado para o primeiro trimestre deste ano, tendo como organizador o Prof. Joaquim Aristides de Oliveira, Chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fone: 85 3366 7330 / 85 3366 7331