Hospital Universitário Walter Cantídio tem novo Diretor

Tomou posse na manhã do dia 10, o novo diretor do Hospital Universitário Walter Cantídio, Prof. Eugênio Lincoln Campos Maia, em solenidade presidida pelo Reitor Jesualdo Farias. Além do Reitor, a mesa principal da solenidade foi composta pelo Vice-Reitor, Prof. Henry Campos, pelo Secretário de Saúde do Estado, médico Raimundo Arruda Bastos, pelo Superintendente dos Hospitais Universitários, médico Florentino de Araújo Cardoso Filho e o pelo Presidente da Sociedade de Assistência Maternidade Assis Chateaubriand (Sameac), Prof. Sulivan Mota.

Em seu discurso, o Reitor Jesualdo Farias fez um apelo a toda comunidade do complexo hospitalar universitário para, junto com a administração superior, "construir uma nova realidade" a partir de agora. O Prof. Jesualdo destacou a marca de 500 transplantes de fígado realizados pela equipe do Hospital Universitário Walter Cantídio, o que faz do HUWC uma referência no setor em todo o País.

Criado em 2002, o Serviço de Transplante de Fígado é referência regional, perdendo em número de transplantes apenas para os centros do Hospital Albert Einstein, de São Paulo e do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). Conta com uma equipe multidisciplinar, formada por oito cirurgiões, quatro hepatologistas clínicos, infectologista, intensivista, enfermeiros, nutricionista, psicólogo, assistente social e técnicos em enfermagem. Na ocasião, o Reitor fez a entrega de um bisturi de argônio ao Prof. Huygens Garcia, coordenador da equipe.

O Prof. Jesualdo agradeceu o apoio que o hospital vem recebendo da Secretaria de Saúde do Estado, na pessoa do Secretário Arruda Bastos que, em sua fala, firmou o compromisso de tornar o HUWC um hospital-polo, o que implica num aporte adicional de recursos.

O Reitor Jesualdo Farias anunciou a aquisição de um aparelho de Ressonância Magnética, que deverá ser instalado no Hospital ainda no primeiro semestre deste ano e a obtenção,neste mês de janeiro, de recursos oriundos do Programa de Reestruturação dos Hospitais das Universidades Federais, no valor de R$ 8,2 milhões. Além dos R$ 3,3 milhões - recursos extra orçamentários, alocados em dezembro de 2010.

Reconhecendo que dirigir o Hospital Universitário Walter Cantídio "é missão dificil, embora prazerosa", o Prof. Eugênio Lincoln Campos Maia se comprometeu a desempenhar suas funções de maneira que o hospital possa prestar de maneira eficiente, os serviços a que se propõe e que a sociedade espera.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fone: 85 3366 7330 / 85 3366 7331