CNPq aprova 19 novas bolsas de pesquisadores da UFC

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou a concessão de 19 novas bolsas de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará. A UFC tinha 202 bolsas em 2010 e este ano passará a contar com 221, o que representa um incremento de 10. A duração do incentivo é de cerca de três anos.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Gil de Aquino Farias, avalia como positivo o crescimento, pois impulsionará o ensino de pós-graduação e repercutirá também de graduação da Universidade. “A Universidade está acompanhando o crescimento de bolsas no País”, comenta.

De acordo com ele, a maior parte das bolsas se destina a professores recém-contratados, o que representa maior motivação para a nova geração de docentes. Além disso, o fato de ser bolsista do CNPq dá respaldo a esses pesquisadores, que podem concorrer a editais de agências de fomento por terem o reconhecimento daquele Conselho.

Fonte: Prof. Gil de Aquino Farias, Pró-Reitor de Graduação da UFC - fone: 85 3366 9940