Iniciadas negociações com a Universidade de Illinois

Foram iniciadas, na manhã da última quinta-feira (7), as conversações entre a Universidade de Illinois, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Ceará para a assinatura de novos convênios.

Os acordos podem possibilitar mobilidade de estudantes de graduação da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade, Atuária e Secretariado (FEAAC) para a universidade norte-americana.

Este primeiro contato reuniu o Reitor Jesualdo Farias, da UFC, o Prof. Peter Kuchinke, da Universidade de Illinois, o Prof. Edgar Cornachione, chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária, da Faculdade de Economia e Administração da USP.

A Universidade de Illinois já mantém, no Brasil, convênios com a USP e a Universidade Nacional de Brasília (UNB) cujos alunos de graduação – quatro a cada vez – podem estudar um semestre nos Estados Unidos.

Quando concretizada, a cooperação com a UFC será a primeira assinada com uma instituição federal de ensino superior, além das duas universidades citadas. Não é por acaso que a UFC foi lembrada para firmar parceria com a Universidade de Illinois, assegurou o Prof. Edgar Cornachione, da USP, ressaltando que há algum tempo mantém acordos com a FEAAC, compartilhando troca de conhecimentos.

O Prof. Jesualdo Farias assegurou que a UFC tem interesse em trabalhar, cada vez mais, a inserção internacional de seus estudantes e espera que a cooperação com a Universidadae de Illinois, prospere.

A partir dessa “visita exploratória”, como diz a Profª. Mônica Abreu, da FEAAC, será seguido um trâmite que envolve o Ministério da Educação através da Capes e nos Estados Unidos dependerá de aprovação da FIPSE (organismo similar à Capes). Quando totalmente regularizada a documentação, o convênio poderá ser assinado, em maio de 2012.

À reunião, no gabinete do Reitor, estiveram presentes, também, o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida, a Diretora da FEAAC, Profª. Naiúla Monteiro Pessoa e a Coordenadora de Assuntos Internacionais, Profª. Maria Elias Soares.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional - fone: 85 3366 7331 / 3366 7332