Reitor visita obras em andamento no Campus do Pici

O Reitor Jesualdo Farias, da Universidade Federal do Ceará, visitou terça-feira (5) as obras que estão em andamento no Campus do Pici, em Fortaleza.

Acompanhado dos pró-reitores Luiz Carlos Saunders, de Administração, e Ernesto Pitombeira, do Planejamento, e do Coordenador de Projetos e Obras, Rafael Araújo Neto, ele inteirou-se do estágio em que cada uma delas se encontra. Seara da Ciência, Residência Universitária, prédio do Instituto de Cultura e Arte (ICA), blocos didáticos e laboratórios – tudo foi vistoriado. Algumas inaugurações acontecerão ainda este ano, outras em 2012.

A visita teve início pela Seara da Ciência, localizada na entrada no Campus pela Av. Humberto Monte, onde estão funcionando, provisoriamente, alguns cursos do ICA, como Design de Moda e Música. A Seara da Ciência, com 3.400 metros quadrados, abrigará salas temáticas, laboratórios de informática e gabinetes de professores.

Já estão instaladas plataformas (elevadores) para uso por pessoas cadeirantes, inclusive, no auditório, dando acesso ao palco. Nas construções e reformas dos campi de Fortaleza e Interior, previu-se um total de 33 plataformas e nove elevadores.

Em seguida, a comitiva se dirigiu ao prédio da Residência Universitária, que acomodará 200 estudantes em 100 apartamentos distribuídos em quatro pisos (um deles térreo). O prédio de 4.500 metros quadrados contará com elevador. Dois apartamentos foram destinados a portadores de necessidades especiais. A REU terá refeitório, cozinha, área de convivência, salão de jogos, área de estudos e setor administrativo.

O Prof. Jesualdo Farias e equipe visitaram o canteiro de obras da primeira etapa das futuras instalações do Instituto de Cultura e Arte, que está em fase de acabamento. Quando concluído, o ICA terá uma área total de 15.880,36 m2 construídos, segundo informações do Coordenador do COP, Rafael Araújo Neto. O custo total da obra será de R$15 milhões. Antes de recomeçar a visita, no período da tarde, a comitiva almoçou no Restaurante Universitário, onde foi recebida pela diretora Tânia Lacerda Maia.

As intervenções feitas na Biblioteca, onde foram investidos R$ 1,3 milhão nas reformas do piso e da fachada, novo sistema de refrigeração, novos ambientes (um exclusivo para acesso à internet) e mobiliário, estão praticamente concluídas.

Também foi conferido o andamento dos trabalhos do bloco didático multiuso do Centro de Tecnologia, composto de cinco pisos, contando com o térreo, obra orçada em R$ 1.834.000,00.

As novas dependências do Departamento de Engenharia Metalúrgica, com laboratórios e 30 gabinetes para professores, estão em adiantada fase de construção.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional - fones: 85 3366 7331 / 3366 7332