Documentário discute culturas nativas X transgênicas

O Cine Refluxus, projeto de extensão do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC, exibe o documentário Ciclovida (Lifecycle, EUA/Brasil, 2010, 76min) nessa quinta-feira (7), 14h, na Casa Amarela Eusélio Oliveira.

O filme, produzido pelos irmãos Matt e Loren Feinstein (norte-americanos), com participações dos camponeses ativistas Ivânia Cavalcante de Alencar e Inácio do Nascimento, conta a história de um grupo de pequenos agricultores cearenses que atravessou a América do Sul pedalando por mais de 10 mil quilômetros, numa campanha de resgate de sementes naturais.

Os viajantes documentaram a dominação dos agrocombustíveis no campo e o deslocamento de milhões de pequenos agricultores e comunidades indígenas. Denunciam ainda como cultivos e matas nativas estão sendo substituídos por desertos verdes de monoculturas transgênicas, onde nem planta ou animal podem sobreviver aos agrotóxicos.

A produção foi eleita o melhor documentário na categoria Conservação do Green Screen Environmental Festival Film/2010 e selecionado para o Blue Planet Film Festival, em Los Angeles, EUA, e o Byron Bay Film Festival, na Austrália.

Os dois protagonistas do documentário estarão presentes à exibição na Casa Amarela, que fica na Av. da Universidade 2591 - Benfica. Mais informações no site www.cinerefluxus.blogspot.com.

Fonte: Cine Refluxus, do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)