Pesquisadores apresentarão estudo nos EUA e Canadá

Estudo inédito do Laboratório de Neurofisiopatologia e Terapêutica Neurológica da UFC será apresentado no Encontro Anual da Academia Americana de Neurologia, no Centro de Convenções de Honolulu, no Havaí (EUA), de 9 a 16 de abril.

A equipe é formada por dois estudantes de Medicina – Paulo Marcelo Gondim Sales e Loraine Maria Silva Andrade – orientados pelos professores Cid Gondim e Hélio Rôla. O trabalho será exibido em forma de poster pelo estudante Paulo Marcelo Sales.

Em junho, ele participará do Congresso da Movement Disorders Society, em Toronto, Canadá, representando a equipe. Os cearenses criaram um aparelho para estimular a medula espinhal (em animais de laboratório), sem fazer uso de anestésicos ou cirurgia.

Conforme Paulo Marcelo Sales, acadêmico do 6º semestre de Medicina, a pesquisa trata da influência que a estimulação eletromagnética exerce sobre os animais, notadamente o comportamento exploratório.

O grande diferencial do experimento é não utilizar anestésico nos animais, que foram imobilizados mecanicamente por um instrumento desenvolvido no Laboratório de Neurofisiopatologia e Terapêutica Neurológica.

A estimulação eletromagnética foi feita sobre a medula espinhal (no interior da coluna vertebral). A estimulação dispensa cirurgias e os efeitos sobre a estimulação nervosa são livres da influência de anestésicos, reações inflamatórias oriundas do trauma cirúrgico, dentre outros.

Segundo o estudante, a estimulação eletromagnética é utilizada no tratamento de transtornos psiquiátricos, como a depressão e o transtorno obsessivo-compulsivo, bem como em outras situações, como no tratamento de enxaqueca e dor crônica.

“Nossa pesquisa poderá auxiliar no entendimento do funcionamento das vias nervosas presentes na medula espinhal, além de chamar a atenção da literatura atual para a existência da estimulação magnética medular (localizada dentro da coluna vertebral), haja vista que boa parte das pesquisas hoje desenvolvidas giram em torno da estimulação eletromagnética transcranial (na cabeça)”, conclui Paulo Sales.

Fonte: Paulo Marcelo Sales, aluno do Curso de Medicina da UFC e pesquisador do Laboratório de Neurofisiopatologia e Terapêutica Neurológica da UFC - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.