UFC oferece digitalização e leitura para cegos

Desde segunda-feira (4), estudantes, professores e servidores técnico-administrativos cegos passam a contar com serviço de digitalização e leitura de textos impressos.

A novidade é oferecida pela Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, setor criado em novembro de 2010 para coordenar e executar políticas de inclusão de pessoas com deficiência.

No caso dos cegos, uma das principais barreiras de acesso ao conhecimento na Universidade está relacionada à falta de textos digitalizados, que podem ser "lidos" por programas de computador especializados.

A Secretaria receberá os pedidos de digitalização nas terças (de 9h às 12h) e quartas-feiras (de 14h às 16h). Já as solicitações por leitura devem ser feitas nas terças (de 9h às 12h) e quintas-feiras (de 14h às 16h).

Os interessados devem compare-cer ao setor – localizado no andar térreo da Biblioteca do Centro de Humanidades, no Campus do Benfica – com o texto a ser lido/digitalizado. O trabalho será realizado por monitores da Pró-Reitoria de Graduação e estudantes voluntários.

CICLO DE DEBATES – Outra atividade da Secretaria é o III Ciclo de Debates UFC Inclui, que realiza seu segundo encontro, nesta quarta-feira (6), às 9h30min, no Auditório do Centro de Tecnologia (Campus do Pici).

Toda a comunidade universitária, com ou sem deficiência, está convidada a refletir e discutir sobre "Acessibilidade na Web". O debate é estendido principalmente a alunos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Teleinformática, entre outros que trabalham diretamente com a produção de conteúdos para a Internet.

Farão parte da mesa-redonda o diretor executivo da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da UFC, Prof. Javam Machado; o gerente da área de Desenvolvimento de Sistemas do Instituto UFC Virtual, Wellington Ferreira Sarmento; e a pedagoga e especializanda em Educação Especial, Vânia Trévia.

A participação é aberta ao público e não requer inscrições antecipadas.

Fonte: Profª Vanda Magalhães Leitão, titular da Secretaria de Acessibilidade da UFC – fone: 85 3366 7660

Atualizado em ( 12-Apr-2011 )