Simulador de tiros virtual da UFC preparará policiais cearenses

A Universidade Federal do Ceará, através do Curso de Computação e do Instituto UFC Virtual, desenvolveu um sistema virtual capaz de simular tiros. O equipamento será utilizado na preparação de policiais pela Academia de Polícia do Estado do Ceará.

O "Simulador de Tiros Virtual" diferencia-se dos similares por seu aspecto mais próximo da realidade, utilizando uma tela de projeção e armas reais. O sistema também proporciona melhor avaliação de desempenho dos policiais, pois a ação de cada um é registrada e, ao final, um relatório é fornecido. "Quando o policial atira, utilizando a arma real, sem bala, é ativado um laser em direção da tela de projeção e o local onde as 'balas' atingiriam fica marcado na tela", explica George Gomes, professor do UFC Virtual.

Entre os dias 8 e 10 de maio, o projeto da UFC foi apresentado na 15ª edição da International Security Fair (Exposec), feira internacional de produtos de segurança, realizada em São Paulo. Em toda a feira, o "Simulador de Tiros Virtual" era o único produto nacional com a finalidade de simular tiros e avaliar o desempenho de policiais. A versão atual do sistema será utilizada pela Academia de Polícia do Estado do Ceará, mas a UFC está trabalhando para aperfeiçoar ainda mais o equipamento. O projeto será fornecido para a Secretaria Nacional de Segurança Pública. Uma parceria com a empresa Fujetic também já foi estabelecida visando à comercialização.

Os professores do UFC Virtual que participaram do desenvolvimento do projeto foram George Gomes, Alysson Diniz e Melo Júnior. Do Departamento de Computação, tomaram parte os professores Creto Vidal e Joaquim Bento.

Fonte: Instituto UFC Virtual - (fonte: 85 3366 9457)