Academia Brasileira de Ciências apresenta pesquisas de ponta

A Universidade Federal do Ceará recebe, nesta segunda-feira (4), das 10h às 20h, no auditório da Reitoria, o simpósio de membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC) – Regional Nordeste e a cerimônia de diplomação dos novos membros, eleitos em 2010 e 2011.

O encontro reunirá jovens cientistas com trabalhos de excelência, de diferentes áreas e regiões do País, que serão nomeados para um período de cinco anos na Academia.

Além da cerimônia de diplomação, haverá uma série de palestras sobre pesquisas de ponta no universo científico brasileiro. Uma delas ("Nanoestruturas de carbono") será proferida pelo Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, do Departamento de Física da UFC, que atua na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em propriedades eletrônicas e vibracionais de nanomateriais.

Ao longo do dia, também haverá palestras sobre "Pesquisa básica e aplicada na Leishmaniose", "Caracterização de partículas atmosféricas fracionadas por tamanho", "O futuro incerto dos anfíbios brasileiros perante as mudanças climáticas", entre vários outros temas, ministradas por destacados pesquisadores da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Santa Catarina, dentre outros estados.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Academia Brasileira de Ciências – (fone: 21 3907 8115)