Semana do Meio Ambiente discute sustentabilidade ambiental

Prossegue até sábado, 9 de junho, a X Semana do Meio Ambiente, realizada pelo Centro de Ciências Agrárias da UFC. O evento, que faz referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), fomentará debates sobre os novos desafios impostos à sociedade – e, principalmente, à Universidade –, no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável.

O evento ocorre no momento em que o mundo se prepara para debater temas relacionados à sustentabilidade, na conferência Rio+20. A realização é do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agricultura (Nepau) da Universidade Federal do Ceará. Haverá ainda exposição de novas técnicas e tecnologias para soluções de problemas relacionados ao tema.

A primeira mesa-redonda da Semana será realizada às 9h da próxima terça-feira (5), versará sobre “Meio ambiente e convivência com a seca”, no Auditório Prof. Alzir Barreto (Curso de Zootecnia, Campus do Pici). No dia seguinte (6), pela manhã e à tarde, haverá palestras sobre “A importância da poda das árvores urbanas” e “O aproveitamento da poda para a fabricação de briquete”. Já no dia 8, haverá palestra sobre “Xeriscape: conservação da água através do paisagismo criativo”.

Cursos e oficinas - Com o objetivo de capacitar a comunidade universitária a atuar como agente do desenvolvimento sustentável, serão oferecidos cursos e oficinas ao longo da programação. Entre os temas estão “Cultivo em pequenos espaços: de hortaliças, plantas medicinais e plantas ornamentais”, “Produção de mudas de espécies florestais nativas”, “Plantas medicinais”, “Produção de compostos orgânicos” e “Bombeamento de água com energia solar”.

Além disso, nos dias 4, 5, 6 e 8, haverá distribuição de mudas de plantas nativas na Praça Prof. Valdinar Custódio (Campus do Pici). Todos os detalhes da programação da Semana – que é realizada pelo Nepau, com apoio da Coordenadoria de Extensão do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFC – podem ser encontrados no site do CCA.

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias da UFC - (fone: 85 3366 9731 / 3366 9732)