CNPq inscreve para Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

Até 20 de agosto, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) inscreve bolsistas para concorrer à 10ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. Desta vez, além da categoria "Bolsista de Iniciação Científica", os estudantes também poderão inscrever-se na categoria "Bolsista de Iniciação Tecnológica".

Através de parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o prêmio reconhecerá bolsistas que se destacaram em 2011.

Para a premiação, serão consideradas a relevância e a qualidade do relatório final dos bolsistas e as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que contribuíram para o alcance dos objetivos do programa.

As categorias "Bolsista de Iniciação Científica" e "Bolsista de Iniciação Tecnológica" são voltadas para estudantes vinculados ao Pibic, ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Tecnológica (PIBITI) e às bolsas de Iniciação Tecnológica Industrial (ITI). Poderão concorrer bolsistas com, pelo menos, 12 meses de bolsa e que estejam em processo de renovação (2012-2013). Há ainda uma terceira categoria de "Mérito Institucional", na qual concorrem instituições participantes do Pibic e que tenham bolsistas inscritos no Prêmio.

Nas categorias voltadas para os estudantes, são contempladas as áreas de Ciência Exatas, da Terra e Engenharias, Ciências da Vida, Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Serão premiados três bolsistas da categoria de "Iniciação Científica" e três da categoria de "Iniciação Tecnológica". Cada um receberá R$ 7 mil, bolsa de mestrado, passagem aérea e hospedagem para participar da Reunião Anual da SBPC, em 2013. Já a instituição vencedora será reconhecida com um troféu. O resultado sairá até 30 de setembro e a cerimônia de entrega do prêmio acontecerá de 15 a 21 de outubro.

A inscrição é individual e deve ser encaminhada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Coordenações do Pibic e Institutos e Centros de Pesquisa. A ficha de inscrição e mais informações estão no site da premiação.

Fonte: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - (fone: 61 3211 9400)