Seminário debate ressocialização de jovens em conflito com a lei

Estão abertas inscrições para o IV Seminário Direitos da Criança e do Adolescente: Todos devem conhecer, a ser realizado nos dias 14 e 15 de junho, no auditório Valnir Chagas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Nesta edição, o encontro vai debater o papel dos educadores na ressocialização de jovens em conflito com a lei.

As inscrições podem ser feitas em estande na cantina da Faced, a partir das 18h, mediante o pagamento de uma taxa simbólica de R$ 5,00 e doação de um quilo de alimento não perecível a ser entregue ao Grupo Espírita Casa da Sopa.

O encontro é promovido pela Rede de Educadores em Defesa da Criança e do Adolescente (Reeduca), projeto de extensão, e alunos da disciplina Direitos Humanos do Curso de Pedagogia noturno da UFC. Conta com apoio do Setor de Jornalismo do Sistema Verdes Mares e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. A aluna Liliane Dantas, da comissão organizadora, informa que o seminário é destinado a profissionais e estudantes das áreas de educação, psicologia, serviço social, bem como todas as pessoas que lidam ou são interessadas pela questão.

A programação inclui apresentações artísticas, palestras, debates, mesas redondas e exibição de reportagens. No dia 14, as atividades começam às 17h30min, com o credenciamento. Entre os destaques do primeiro dia estão as mesas redondas sobre "O que são as medidas socieducativas e trabalhos em defesa/promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes"; e "Adolescência e ressocialização".

Na sexta-feira estão pautados temas como "Direitos Humanos e as medidas socioeducativas" e apresentações dos profissionais dos Centros Educacionais - Centro Educacional São Miguel, Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider (privação de liberdade masculino), Centro Educacional Mártir Francisca (semiliberdade masculino).

Fonte: Profª Ercília Braga, do Departamento de Teoria e Prática do Ensino da Faculdade de Educação da UFC - (fone: 85 3366 7674) / Estudantes Francisco Jahannes e Liliane Dantas – (fone: 85 8779 4026 / 8828 1040)