Centenário de Waldemar Alcântara é comemorado na UFC

A UFC, por meio do Conselho Universitário, fará sessão solene em homenagem aos 100 anos do médico, professor e político Waldemar Alcântara (1912-1990), ex-diretor da Faculdade de Medicina da Instituição. Será no dia 21 de junho, às 18h, no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853 – Benfica), em Fortaleza.

O homenageado, pai do ex-governador Lúcio Alcântara, também foi senador, governador, deputado federal e estadual do Ceará. Na mesma noite, serão lançados os livros "A Faculdade de Medicina e sua ação renovadora", em edição facsimilar, de autoria do jornalista J. C. Alencar Araripe (1921-2010), e "Waldemar do Ceará e dos Alcântaras", da jornalista Cláudia Albuquerque.

A primeira obra tem apresentação do Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, que explica ser uma iniciativa do Programa Editorial do Núcleo de Trabalho instituído para implantar o Memorial da UFC. O livro originalmente foi lançado pela Imprensa Universitária, em 1958, para marcar o décimo aniversário da Faculdade de Medicina. Em 1998, ano do cinquentenário da Faculdade, ganhou edição facsimilar.

Nesta reedição do livro de Araripe, que foi secretário daquela Faculdade, os leitores saberão sobre o "amadurecimento da ideia de se criar a Faculdade, sua instalação, o primeiro vestibular, o reconhecimento, a transferência para o bairro do Porangabuçu, a atuação do Diretório Acadêmico", além de vasto material iconográfico.

A obra assinada por Cláudia Albuquerque é uma edição da Fundação Waldemar Alcântara. Com 148 páginas, a obra tem dez capítulos sobre a vida pública de Waldemar, entremeados de 10 textos sobre o seu cotidiano, como se relacionava com os mais próximos e como era visto por estes. A jornalista realizou mais de 60 entrevistas com pessoas que conviveram e encontraram Waldemar em diferentes ocasiões e períodos de sua vida.

A obra tem prefácio dos quatro filhos de Waldemar - Luiza, Lúcio (ex-governador do Ceará), Lúcia e Lília. A edição teve o apoio de Ivens Dias Branco, Fundação Beto Studart, Grupo J. Macedo e Unimed. Na solenidade, os dois livros serão ofertados aos convidados.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7331)