Consuni elabora lista tríplice para escolha do Reitor da UFC

O Conselho Universitário reuniu-se na manhã de quarta-feira (6) para elaborar a lista tríplice da qual a Presidenta Dilma Roussef escolherá o próximo Reitor da UFC (quadriênio 2012/2016). O Consuni – convocado exclusivamente para este fim - foi presidido pelo Prof. Gil Aquino, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

O Reitor Jesualdo Farias e o Vice-Reitor, Prof. Henry de Holanda Campos, estavam fora do Estado, cumprindo agenda de trabalho. Após indicação e votação dos conselheiros, a lista foi composta pelos nomes dos professores Jesualdo Farias, Henry de Holanda Campos e Ernesto da Silva Pitombeira.

O presidente da Comissão Eleitoral Central, Prof. Maurício Benevides Filho, fez um relato do processo de consulta realizado no dia 31 de maio, informando que todos os rituais eleitorais foram cumpridos, com observância do art. 207 da Constituição Federal e à Lei nº 5540/68, em conformidade com a redação dada pela Lei 9.192/95 e com o Decreto nº1916/95.

A indicação do nome do Prof. Jesualdo Pereira Farias foi feita pelo Prof. Gil Aquino, Pró-Reitor de Pesquisa e Graduação; a do Prof. Henry Campos partiu do Prof. José Luciano Bezerra, Diretor da Faculdade de Medicina, e o nome do Prof. Ernesto Pitombeira foi indicado pelo Diretor do Centro de Tecnologia, Prof. Barros Neto. Por presidir a sessão, o Prof. Gil Aquino absteve-se de votar. No final, foram contabilizados 22 votos para o Prof. Jesualdo Farias, quatro para o Prof. Henry Campos e três para o Prof. Ernesto Pitombeira.

A Universidade Federal do Ceará tem até o dia 8 de agosto para enviar à Presidência da República a lista tríplice com a respectiva documentação, informa o Secretário-Executivo do Consuni, Antônio Aritomar Barros. A Presidenta Dilma Roussef dispõe de até 60 dias para nomear e enviar o nome do escolhido para o Ministério da Educação, a fim de que o Ministro Aloizio Mercadante dê posse. O Reitor, cujo novo mandato tem inicio em outubro, assume as funções em solenidade na Reitoria da UFC, Fortaleza.

Fonte: Antônio Aritomar Barros, Secretário-Executivo do Conselho Universitário - (fone: 85 3366 7340)