Alunos da Faculdade de Direito realizam sexta-feira Júri Simulado

Nesta sexta-feira (15), os alunos da Faculdade de Direito da UFC realizarão um Júri Simulado, das 9h às 12h, no 4º Salão do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua. A sessão é uma atividade da disciplina de Psicologia Geral e Jurídica, ministrada pelo Prof. Flávio Gonçalves.

A simulação será sobre o Caso Pierre Rivière, um estudo real de parricídio (quando uma pessoa mata seu próprio pai) ocorrido na França, no Século XIX. O caso resultou na obra "Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão", de um grupo de estudiosos franceses coordenado pelo filósofo Michel Foucault. O dossiê é uma evidência de que as relações de psiquiatria e justiça penal sempre foram fontes de dificuldades quando a saúde mental de um acusado é considerada no julgamento.

Alunos, professores e pesquisadores da UFC e de outras instituições de Ensino Superior poderão participar do Júri Simulado. O evento também é aberto para os demais interessados. Quem estiver presente no Fórum e não tiver qualquer ligação com os alunos das turmas de acusação e defesa poderá inscrever-se como jurado.

As inscrições gratuitas serão realizadas no Fórum Clóvis Beviláqua, na sexta-feira, a partir das 8h30min. Todos os participantes terão direito a certificado, válido como atividade complementar no currículo da graduação.

O evento tem apoio da Faculdade de Direito, do Fórum Clóvis Beviláqua e do Grupo Transdisciplinar de Estudos Interinstitucionais (G-TEIA). Mais informações podem ser obtidas no site do G-TEIA.

Fonte: Prof. Flávio Gonçalves, da Faculdade de Direito da UFC - (fone: 85 3366 7843)